quinta, 25 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Esporte
20/01/2022 13h06

Circuito Lagunense de Surf é adiado devido às condições do tempo

O campeonato aconteceria no próximo final de semana
Circuito Lagunense de Surf é adiado devido às condições do tempo

Laguna é uma Surf City com aproximadamente 20 picos para o surf, oferecendo diversos tipos de ondas para os surfistas locais e para os turistas que visitam a cidade. Estas praias são viradas para diversas posições geográficas, onde em algumas praias os ventos do quadrante norte atuam como terral e em outras os ventos do quadrante sul. Em algumas ondulações provindas do quadrante norte entram melhor, nas outras as do quadrante sul


Com este grande potencial, seria uma péssima escolha chamar a principal competição do município em um dia de ondas ruins, prejudicando assim a performance dos atletas e o show de surf para os expectadores.

PUBLICIDADE

A previsão para o final de semana


Para os dias 22 e 23 de janeiro (final de semana) a previsão indica ondulação do quadrante nordeste com período baixo (7 segundos) e a energia variando de 10 a 14kw/m. O vento deve soprar de norte/nordeste, variando de 10 a 25km/h. O tempo deverá ser de sol e muito calor.


As duas praias escolhidas pela organização para receber o evento, por questões de infraestrutura e território de associações, são: Molhes da Barra de Laguna e Cardoso. Para a praia do Cardoso a ondulação de nordeste entra fraca, devido à posição geográfica da praia, que é voltada para o sul. Se a ondulação entrar surfável, ela entrará no costão sul, mais próximo da para da Cigana. Neste canto não há rede elétrica e o caminhão da sonorização não consegue entrar com a areia da praia tão fofa como está.


Já nos Molhes a ondulação entra de frente, já que a posição geográfica de praia é mais voltada para o norte, porém o vento nordeste (que ficará muito forte no turno da tarde) atua como maral (do mar para a terra), prejudicando muito a formação das ondas (que já vão estar com período baixo) e dificultando que a sonorização chegue até os atletas no outside.


Com esta previsão, as associações concluem que não haverão boas ondas nos picos escolhidos para a competição.

PUBLICIDADE

A decisão das associações 


Após analisarem as previsões, as associações decidiram por esperar condições melhores para realizar a competição, adiando o evento. De acordo com elas, é muito arriscado chamar a competição com esta previsão, pois poderá não ter onda no canto norte e no meio da praia do Cardoso (no canto sul os caminhões não conseguirão entrar), e a formação das ondas nos Molhes estará muito prejudicada pelo vento.


Com praticamente 20 picos de surf no município, seria péssimo chamar a competição em um dia de mar ruim. As associações buscam oferecer um mar bom para os atletas terem as melhores performances possíveis, dando show de surf para o público.


Desde o lançamento deste Circuito em 2015 as associações trabalham nele com ‘Janela de Espera’ mensal ou bimestral, aguardando por uma boa previsão para chamar a competição. O Circuito já possui uma tradição e uma fama por ser realizada apenas em mares bons.


Já pensou chamar o evento nos Molhes com uma ondulação de leste de 0,5 a 1 metro e vento sul fraquinho? Ou em chamar o evento com uma consistente ondulação de sul de 1 a 1,5m e vento nordeste no Cardoso? É isso que as associações buscam com a ‘Janela de Espera’.


O recurso do evento já está garantido com a Prefeitura Municipal de Laguna, e como é um evento municipal (que não soma pontos para o ranking da FECASURF), não tem necessidade de ser realizado em data fixa. Desta maneira, as associações decidiram realizar este evento também em ‘Janela de Espera’, estando aberta a partir de agora, buscando realizar a competição no primeiro final de semana com boas ondas e que não conflite com outras competições nas cidades próximas (quando há mais de uma competição no mesmo final de semana, atletas e instituições são prejudicados por terem que escolher entre elas).


Colaboração: Reinaldo Langer Jaeger.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.