sábado, 20 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
23/07/2019 11h40

Saneamento Básico : entidades e Tubarão Saneamento promovem capacitação de profissionais para a etapa residencial

Segundo a Concessionária, quando chegar a hora de "Se Ligar", as 5 mil residências, dos três bairros beneficiados, precisarão estar com a instalação hidráulica preparada. Os custos de mão de obra e materiais, para a obra interna, são de responsabilidade do usuário
Saneamento Básico : entidades e Tubarão Saneamento promovem capacitação de profissionais para a etapa residencial

Com a aproximação da entrega da primeira etapa do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto, as unidades consumidoras dos bairros Centro, Recife e Vila Moema serão beneficiadas. Quem mora nestas localidades deve ficar atento, a conexão da residência na rede coletora só poderá ocorrer após a autorização e orientação da Tubarão Saneamento.

Segundo a Concessionária, quando chegar a hora de "Se Ligar", as 5 mil residências, dos três bairros beneficiados, precisarão estar com a instalação hidráulica preparada. Os custos de mão de obra e materiais, para a obra interna, são de responsabilidade do usuário.

Para orientar e tirar todas as dúvidas de como realizar a obra interna, a Tubarão Saneamento está apoiando uma iniciativa da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos (AREATB), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREASC), por meio da Inspetoria de Tubarão, e do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Tubarão (Sinduscon), que será realizada em duas etapas.

A primeira é uma apresentação para os profissionais e empresas que atuam no planejamento e execução de projetos (engenharia e arquitetura), bem como as empresas que comercializam materiais para construção. Nesta oportunidade, será apresentado o sistema e sua importância, além das regras e obrigatoriedades para realizar o trabalho. O encontro será realizado no Teatro da Arena Multiuso, nesta quarta-feira (24), às 19 horas.

A segunda etapa é direcionada para pedreiros e encanadores, que desejam estar aptos para executar este tipo de serviço. O encontro também será no Teatro da Arena Multiuso, no próximo dia 30, às 19 horas. Os dois dias de atividades serão ministrados pelos engenheiros da Tubarão Saneamento, responsáveis pela implantação do sistema. A didática contará com maquetes e tubulações em tamanho real e demais materiais necessários para a execução do serviço. A participação é gratuita e será certificada. Para participar basta comparecer no horário e local indicado.

Cenário do Saneamento Básico

O saneamento básico no Brasil virou um assunto muito debatido no século XXI. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, apenas 44,9% do esgoto do Brasil é tratado, todo o resto é despejado diretamente na natureza sem qualquer tipo de tratamento. Esse número corresponde a 5,2 bilhões de metros cúbicos por ano ou quase seis mil piscinas olímpicas de esgoto por dia.

Em Tubarão, até agora, nenhum metro de esgoto foi tratado, mas isso está próximo de mudar. Dentro da Concessão firmada pela Prefeitura com a Tubarão Saneamento, em 2012, está prevista a implantação do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto em toda a área urbana da cidade, durante os 30 anos de contrato.

Reuniões Comunitárias

A partir de setembro, a Tubarão Saneamento volta com a programação de reuniões comunitárias, por meio do Programa Tubarão Saneamento e Você. Na oportunidade, os moradores dos bairros Recife, Vila Moema e Centro poderão tirar as dúvidas e ficar por dentro dos prazos, benefícios e obrigatoriedades.

Nesse mesmo período, os próximos bairros beneficiados serão convocados para a primeira reunião sobre o assunto, antes de dar início a próxima etapa de obras. "Com as obras já em implantação, a nossa expectativa é de um público maior nessa etapa, pois as pessoas querem ter informações sobre horários de execução, como vai funcionar o contato com a empresa e tudo o que nessa etapa buscamos meios alternativos de comunicação, já que as comunidades não estiveram nas reuniões. Estamos com grande expectativa e buscando diminuir todos os impactos possíveis", destacou a diretoria da Concessionária. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.