quinta, 22 de agosto de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
13/08/2019 17h38

Previsão do tempo: vento forte e mar muito agitado no litoral de SC

A partir da noite desta terça, as temperaturas terão declínio acentuada devido a passagem de uma frente fria seguida da entrada de uma massa de ar fria polar.
Previsão do tempo: vento forte e mar muito agitado no litoral de SC
Com a chegada de uma massa de ar frio e seco de origem polar no Sul do Brasil, a Defesa Civil do estado alerta para a possibilidade de mar muito agitado e risco de ressaca.

A combinação de um sistema de baixa pressão no Oceano Atlântico e um sistema de alta pressão no centro da Argentina favorece a condição de mar agitado. A partir desta terça-feira, 13, as ondas atingem picos de 2,5 a 4 metros de altura em toda costa catarinense, passando para a condição de mar muito agitado o que pode gerar riscos a navegação e a atividade de pesca.

Segundo a previsão, por conta de ciclone no mar, na altura da costa do Uruguai, indica para as próximas horas vento sul forte e persistente de 50 a 80km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis, nesta terça-feira. Mar muito agitado com picos de onda de 3,0 a 4,0 m. Condição desfavorável a navegação de pequenas e médias embarcações.

Em caso de ressaca, a recomendação é de proteger as embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção ainda para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

A partir da noite desta terça, as temperaturas terão declínio acentuada devido a passagem de uma frente fria seguida da entrada de uma massa de ar fria polar.

De acordo com a Epagri/Ciram,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
na quarta-feira, 14, a mínima ficará próxima e abaixo de 0°C ao amanhecer com geada ampla nas áreas altas do estado. No Planalto Sul, mínima de – 5 a – 8°C e no Litoral de 3 a 8°C.

Na quinta-feira permanece o frio, com menor intensidade, e condição de geada do Oeste ao Planalto.

Recomendações da Defesa Civil

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos.

Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Gelo na pista: cuidado ao trafegar em rodovias nas áreas serranas, evite acelerar e desacelerar bruscamente, mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.


Fonte: Agora Laguna.
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia