sexta, 29 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
19/10/2019 20h15

Noventa toneladas de óleo foram retiradas até agora de 15 praias de Salvador e RMS

Voluntários ajudam e criam grupos no Whatsapp; nesse domingo (20), também tem mobilização
Noventa toneladas de óleo foram retiradas até agora de 15 praias de Salvador e RMS

Sentada na areia e com uma peneira, a americana Catharine Friedlaender, 32 anos, fazia o que ela mesmo definiu como “trabalho de formiguinha”. “A natureza nos dá tanta coisa boa e agora ela precisa de ajuda”, disse ela, enquanto peneirava, separando a areia e as pequenas manchas de óleo na manhã deste sábado (19), na Praia da Pituba.  

Ela fez parte de um grupo de voluntários que se reuniu às 9h, para realizar mutirões de limpeza em quatro praias de Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana, atingidas pelas manchas de óleo.

Nesta tarde, a Prefeitura de Salvador divulgou que, até o momento, 90 toneladas de material foram retiradas pela Limpurb em 15 praias. Mais de 400 agentes estão envolvidos na operação.

A designer Cândida Specht, 32, e o marido, Mateus Requião, 34, usaram luvas e pás improvisadas para recolherem os resíduos da Pituba. “Não é muito, mas estamos fazendo a nossa parte. O sol está muito forte e já estou com as costas doendo de ficar agachada recolhendo o óleo”, disse ela, por volta das 10h.

As ações aconteceram em pontos estratégicos - ou seja, nos locais mais afetados. Neste sábado, a limpeza foi na Praia da Pituba (perto da colônia de pescadores); na Pedra do Sal (Rua das 7 Casas, final da rua), em Itapuã; em Ipitanga (em frente ao Centro Panamericano de Judô); Corsário (estacionamento em frente ao Parque de Pituaçu); e Vilas do Atlântico (em frente ao Ebasuf).

Já no Litoral Norte, que também foi bastante afetado, o mutirão aconteceu na Foz do Rio Pojuca (barracas de Itacimirim), onde haverá uma limpeza no manguezal, além das localidades de Barra Siribinha e Barra do Itariri.

O Guardiões do Litoral convoca toda a população para auxiliar no processo. Para participar da ação, basta comparecer aos locais indicados, mas é importante utilizar equipamentos de proteção, como sapatos fechados e luvas de PVC, por exemplo, além de protetor solar.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: Correio da Bahia
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.