quarta, 24 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
23/10/2019 21h08

Em SC: MP analisa casos de famílias que se negam a vacinar filhos contra sarampo

Prefeitura da capital identificou três situações e comunicou Ministério Público. Dive-SC afirma que 60 mil crianças ainda precisam ser imunizadas no estado.
Em SC: MP analisa casos de famílias que se negam a vacinar filhos contra sarampo
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) analisa casos de famílias de Florianópolis que se negaram a vacinar os filhos contra o sarampo. As situações foram identificadas pela prefeitura da capital, que comunicou o órgão estadual. O município diz em nota que em São Paulo houve um caso semelhante e que a Justiça determinou a vacinação da criança.

Segundo a prefeitura, as três famílias se negam a vacinar os filhos por preferirem um estilo de vida mais natural. O MPSC informou que a Promotoria de Justiça de Infância e Juventude da capital analisa os casos. Não havia decisão até a tarde desta quarta-feira (23).

O órgão estadual também afirmou que em 2017 em Garopaba, na Grande Florianópolis, houve um caso semelhante a Justiça determinou em decisão liminar que a criança fosse vacinada.

Florianópolis é a cidade do estado com mais casos confirmados de sarampo: são 17, conforme o boletim mais recente da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC).

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação contra o sarampo para crianças entre 6 meses e 5 anos de idade começou em 7 de outubro e vai até esta sexta (25). A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) informou que, até sábado (19), 23.807 crianças foram vacinadas. Faltam 60 mil.

Para a imunização, os pais ou responsáveis devem procurar as salas de vacinação e levar a carteirinha de vacinação da criança. Caso tenha perdido o documento e esteja em dúvida se a imunização já foi feita, a Dive-SC recomenda que se leve a criança assim mesmo. Se ela já tiver sido vacinada, essa dose extra não fará mal.

Sarampo em SC

Santa Catarina tem 34 casos confirmados de sarampo, segundo o boletim mais recente da Dive-SC, atualizado em 11 de outubro. Foram registrados casos nas cidades de:

Florianópolis: 17 casos

Barra Velha: 3 casos

Joinville e Palhoça: 2 casos cada

Guaramirim, Balneário Camboriú, Schroeder, Guabiruba, São João Batista, Imbituba e Concórdia: 1 caso cada

Além disso, há três casos de tripulantes de um navio que atracou em fevereiro em Balneário Camboriú.

Contágio e sintomas

A doença é causada por um vírus, que se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros.

Segundo a Dive-SC, os sintomas são:

Infecção nos ouvidos

Diarreia

Vômito

Hemorragia

Alterações neurológicas (convulsões e dores de cabeça)

Pneumonia bacteriana secundária

Hepatite


FONTE:  G1 SC

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.