quinta, 28 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
11/11/2019 14h10

Trânsito de Mercúrio em frente ao Sol cria 'mini eclipse' visto em todo o Brasil

É a quarta vez no século em que o fenômeno acontece; a próxima vez será em 2032
Trânsito de Mercúrio em frente ao Sol cria 'mini eclipse' visto em todo o Brasil

São tantos fenômenos astronômicos que é fácil se perder. Os eclipses, combinação entre Terra, Lua e Sol e seus posicionamentos acontecem todos os anos, mas têm tipos e espetáculos diferentes. Nesta segunda-feira (11), Mercúrio irá cruzar o Sol para quem está assistindo da perspectiva da Terra, em um "mini eclipse". 

Na verdade o fenômeno tecnicamente é um trânsito planetário e não terá o envolvimento da Lua. O evento não vai ser nada parecido com a cena do filme E.T., de Stephen Spielberg, pois só quem tiver um bom telescópio equipado com um filtro poderá ver a passagem do planeta. No filme, o E.T. e seu amigo, Elliot (Henry Thomas), conseguem voar com uma bicicleta e passam em frente à Lua em uma cena perceptível para qualquer outro personagem sem auxílio de instrumentos.


No caso do fenômeno que vamos assistir, Mercúrio irá passar em frente ao Sol em um trânsito que inicia às 9h35 (horário de Brasília) e termina às 15h04. Quando falamos “em frente ao Sol”, é sempre da perspectiva da Terra. A não ser que o leitor seja de outro planeta. 


PUBLICIDADE

De forma prática, quase todos os terráqueos poderão assistir ao fenômeno, mas não significa que vá ser fácil. Primeiro: são as mesmas recomendações de um eclipse solar e não é seguro olhar diretamente para o Sol com o risco de não danificar a visão. Segundo: com isso, a única forma de assistir é com um telescópio ou binóculo com filtro. Como Mercúrio está mais longe do que a Lua, deverá ser um "pontinho" passando em frente ao Sol – por isso um “mini eclipse”. É até menor do que o E.T. passando em frente à Lua.

O fenômeno ajuda a encontrar planetas fora do Sistema Solar. As naves espaciais Kepler – agora aposentada – e TESS, da agência espacial americana (Nasa), são as "caçadoras de exoplanetas". Com um alinhamento favorável, o planeta passa em frente à estrela do sistema e os telescópios detectam uma minúscula redução do brilho.

Esta é a quarta vez no século em que o trânsito de Mercúrio acontece. Tivemos também em 7 de maio de 2003, 8 de novembro de 2006, 9 de maio de 2016. Depois desta segunda-feira, só em 13 de novembro de 2032. Serão 13 vezes em 100 anos.

PUBLICIDADE

Fonte: G1
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.