sexta, 29 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
19/11/2019 18h16

Em SC: 'Papai Noel do Mato' desperta o fascínio de crianças e adultos no oeste do estado

Pelznickel é uma tradição trazida por imigrantes alemães preservada entre os moradores de cidades do Vale do Itajaí no Natal.
Em SC: 'Papai Noel do Mato' desperta o fascínio de crianças e adultos no oeste do estado
Uma brincadeira no Natal em cidades do Vale do Itajaí fascina crianças e adultos nesta época do ano. É o Pelznickel, também conhecido como o "papai noel do mato".


O Pelznickel é um personagem que, na tradição de algumas regiões da Alemanha, era utilizado para ajudar os pais a pregar a obediência. Na lenda, o bicho assustava crianças que não se comportavam bem durante o ano.


O papai noel do mato usa uma barba comprida, roupas escuras, bastão e máscara, além de morar da floresta. Apesar da aparência, na cidade de Guabiruba, quando ele aparece é só alegria.


"Ninguém tem medo, todo mundo é bonzinho né. Quem não é bonzinho eles pegam", brinca o motorista Sérgio Butsch. O filho dele, Eduardo Butsch, de 5 anos, logo concorda. "Ele é bom, ele é bonito", se referindo ao bicho.


PUBLICIDADE

Terra do Pelznickel 


Guabiruba no Vale do Itajaí, com pouco mais de 20 mil habitantes, é conhecida como a terra do Pelznickel. Eles têm até uma casa na cidade que recebe milhares de turistas para conhecer essa tradição.


"Desde 1860 sempre teve o pelznickel na nossa cidade. Eles ajudam São Nicolau, o papai noel", conta Fabiano Siegel, presidente Sociedade do Pelznickel.


Segundo a prefeitura, a lenda do Pelznickel ("pelz", em alemão, é pelagem, e "Nickel", o diminutivo de Nicolau) aparece somente em dois momentos do ano: no dia de São Nicolau, em 6 de dezembro, e na véspera do Natal, dia 24. No restante, ele mora na floresta.


Na véspera do Natal eles passam pelas ruas da cidade. O papai noel que a gente conhece até participa da brincadeira, mas quase ninguém nota. As crianças querem é fazer amizade com os de barba escura.


Elas costumam entregar as chupetas e mamadeiras ao papai noel, que sai carregado com os objetos descartados pelos pequenos. Chegam a receber 200 chupetas nesta época do ano.


Esse papai noel do mato não é a melhor figura para se guardar na memória, mas por incrível que apareça, ele desperta boas lembranças.


"Passando hoje assim, volta aquele tempo que nós era criança né. Relembra tudo que nós passamos né", diz o aposentado Vilson Fischer.


PUBLICIDADE

Fonte: G1 Santa Catarina.
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.