quinta, 18 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
11/12/2019 13h25

Com surto de sarampo, número de casos em SC aumenta 89% em duas semanas

A faixa etária com o maior número de casos é aquela entre 20 e 29 anos
Com surto de sarampo, número de casos em SC aumenta 89% em duas semanas

O número de pessoas com sarampo em Santa Catarina aumentou 89% em duas semanas, de acordo com os dois boletins mais recentes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC).


 No relatório divulgado em 13 de novembro, o órgão confirmou 94 casos. No de sexta-feira (6), 178. Outros 150 casos estão em investigação, conforme a enfermeira responsável pelo sarampo na Dive-SC, Alda Rodolfo da Silva. As informações são do G1/SC.

A cidade com maior número de pacientes é Joinville, no Norte do estado, que nesta terça (10) confirmou 92 casos.

“Nós somos muito próximos do Paraná e o Paraná está com surto grande. Muitos jovens circulam entre as universidades ali. Tem estudantes do Paraná em Santa Catarina e estudantes de Santa Catarina no Paraná”, disse a enfermeira da Dive-SC.


A faixa etária com o maior número de casos é aquela entre 20 e 29 anos. Entre 18 e 30 de novembro, foi feita uma campanha de vacinação focada nessas pessoas. O resultado, de 46.654 adultos dessa idade vacinados, foi menos do que a Dive-SC esperava. “Tem muito adulto jovem que está sem vacina. A gente continua oferecendo a vacina nas unidades de saúde”, destacou a enfermeira.

Segundo a enfermeira, os locais do estado que mais preocupam atualmente são Concórdia, no Oeste do estado, e a região Norte, justamente por essa circulação de estudantes. No caso do Oeste, há movimentação de alunos que moram no Rio Grande do Sul e estudam em Santa Catarina e vice-versa.

De acordo com a enfermeira, por causa das ações feitas quando houve suspeitas de casos e porque Florianópolis está combatendo a doença desde junho, o número de casos no litoral tem diminuído.


PUBLICIDADE
Importância da vacinação 


Dive-SC e Secretaria de Saúde destacaram que é importante que a população que não se vacinou contra a doença ou não sabe se está vacinada procure os postos de saúde. Precisam ser imunizadas pessoas de 6 meses a 49 anos.

“Agora vem o verão, muitos turistas, muitas festas. A população tem que procurar a vacina antes de adoecer”, orientou a enfermeira da Dive-SC. As doses continuam nos postos, mesmo com o fim das duas campanhas feitas este ano.

Nas crianças, a primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser tomada aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses. Quem tomar essas duas doses fica protegido por toda a vida. Bebês também devem tomar a chamada “dose zero”, aos 6 meses de idade.

Quem não sabe se tomou a vacina e perdeu a caderneta de vacinação, deve seguir as seguintes orientações da Dive-SC:

Pessoas entre 1 e 29 anos devem tomar duas doses da vacina com um intervalo mínimo de 30 dias

Entre 30 e 49 anos, a orientação é tomar apenas uma dose

As vacinas que previnem o sarampo são a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora).


Casos em SC

De acordo com o boletim mais recente da Dive-SC, do início do ano até 24 de novembro Santa Catarina registrou casos de sarampo em:

Joinville – 59 casos

Florianópolis – 29 casos

Concórdia – 17

Jaraguá do Sul – 12 casos

Canoinhas – 11 casos

Palhoça – 7 casos

São José – 6 casos

São Bento do Sul, Porto União e Peritiba – 4 casos cada

Barra Velha e Tubarão – 3 casos cada

Governador Celso Ramos, Guaramirim e São Francisco do Sul – 2 casos cada

Blumenau, Caçador, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Modelo, Schroeder, Guabiruba, São João Batista, Imbituba, Monte Castelo, Mafra, Jaborá e Araquari – um caso cada

Além disso, houve três casos de tripulantes de um navio em atracou em Balneário Camboriú em fevereiro.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.