quinta, 28 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
26/01/2020 20h20

China anuncia desenvolvimento de vacina para combate do coronavírus

Centro de Prevenção e Controle de Doenças trabalha em antídoto depois de conseguir isolar com sucesso a primeira cepa do vírus
China anuncia desenvolvimento de vacina para combate do coronavírus

As autoridades da China anunciaram neste domingo (26) que começaram a desenvolver uma vacina com que prevê combater e derrotar o novo coronavírus, que provoca a "pneumonia de Wuhan" e que já provocou a morte de 56 pessoas, entre os 2.047 infectados no país. 

O pesquisador do Centro de Prevenção e Controle de Doenças, Xu Wenbo, afirmou neste domingo, em entrevista coletiva, que os integrantes do órgão trabalham em um antídoto, "depois de conseguir isolar com sucesso a primeira cepa do vírus".

De acordo com o especialista, os cientistas do Centro usaram sequência genética de rápido rendimento para identificar os agentes patogênicos, depois de receber as primeiras quatro amostras, no último dia 2, procedentes de Wuhan, onde está o epicentro do surto.



Evacuação de estrangeiros

Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul anunciaram que evacuarão os cidadãos que estavam isolados na cidade chinesa, por meio de avião, enquanto a França —primeiro país europeu a registrar casos de coronavírus —, estuda a possibilidade de realizar a operação por meio de ônibus.

Wuhan, no entanto, está com o tráfego de veículos suspenso, e diversas cidades da província de Hebei, da qual a cidade faz parte, estão adotando a paralisação do transporte público e admitem a possibilidade de fechar os acessos, para impedir a propagação do coronavírus, o que pode dificultar a saída de estrangeiros.

Ao mesmo tempo, a Comissão Nacional de Saúde da China ainda tenta identificar todas as pessoas que saíram de Wuhan nos últimos 15 dias, para avaliar a possibilidade de infecção e contaminação.

"Esses residentes serão localizados, registrados e colocados em observação", admitem as autoridades locais.


PUBLICIDADE
Novas medidas

Em alerta máximo em todas as províncias, a China segue tomando medidas para tentar impedir o crescimento da doença. Neste domingo (26), por exemplo, foi anunciada a proibição da venda de animais selvagens vivos nos mercados, supermercados, restaurantes ou plataformas de comércio eletrônico em todo o país.

O surto, de acordo com as primeiras investigações, surgiu, justamente, a partir de um mercado comum no país, em que animais com vida são vendidos para o público.

Na capital, onde mais de 50 pessoas foram diagnosticadas como infectadas pelo coronavírus, todas as estações de metrô, de trem e de ônibus serão esterilizadas três vezes por dia, assim como os veículos e vagões.

Para evitar mais contágios, foram suspensos os serviços de transporte interprovinciais, em Pequim, Tiajin, Xian e Shandong. Xangai, que registrou a primeira morte pelo vírus, paralisou a linha de trem que vai até Jiangsu.

A Disneylândia, que fica em Xangai, anunciou que fechou as portas temporariamente, medida que também tomou a unidade de Hong Kong.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.