A situação iniciou na terça-feira, 31. Uma paciente, em vídeo divulgado nas redes sociais, reclamou do atendimento feito pela médica, na fase de triagem e também no consultório. A mulher, na gravação, afirmou que a profissional não teria solicitado exames para investigar sua condição clínica.
A repercussão negativa levou à demissão da profissional. Diretor-técnico do hospital de Laguna, o médico Gabriel Scalon explicou em uma rede social que a saída da médica ocorreu pelos apelos da população. “Em outros momentos já tínhamos visto esse pedido e a gente estava tentando levar, para ver se existiria um entendimento”, comentou Scalon.
O diretor explicou ainda que a médica tem formação para atuação na área de terapia intensiva e elogiou, na gravação, o trabalho desempenhado pela profissional. “Ela não gostava da porta da emergência, e sim do primeiro atendimento, onde ficam pacientes gravíssimos, com risco de morte e ela se doava, estudava, e fazia de tudo para que esses pacientes saíssem bem”, acrescentou o médico, informando que por um período a ex-integrante do hospital esteve contratada para atender exclusivamente estes casos..
Scalon, falando como médico, disse na publicação que se sentia “humilhado” com os comentários direcionados à colega de profissão. “Somos seres humanos e temos condições de errar”, disse.
Empréstimo de equipamentos do hospital
Na gravação divulgada nas redes sociais, Scalon também comentou a respeito do empréstimo de equipamentos do hospital. Ele lembrou que quando chegou tinha apenas um respirador da unidade de emergência e que hoje são quatro para aquele setor. “Se comparar como era o que tinha quando entrei e o que tem hoje, é um outro hospital”, comemorou.
A cessão de monitores e respiradores foi feita a pedido do Estado com a garantia de retorno à unidade de Laguna assim que ativada a UTI. Esses itens foram comprados com recursos do governo catarinense. Scalon disse que a solicitação foi emergencial para funcionar em UTI ativas no estado.
Fonte: Agora Laguna.