sexta, 29 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
03/04/2020 12h02

(Vídeo) Pescadores em festa: mudança do clima favorece pesca na Barra do Camacho, em Jaguaruna

Pescadores foram surpreendidos com grande quantidade de tainhota na manhã desta sexta-feira

A pouco menos de um mês para iniciar a safra da tainha no Estado (1º de maio), os pescadores de Jaguaruna foram surpreendidos por uma grande quantidade de tainhota na manhã desta sexta-feira, 03, na Barra do Camacho.


A chegada dos peixes na região foi motivo de comemoração para os pescadores artesanais que passaram pelo local e garantiu o alimento de dezenas de famílias.


O fato pode ter ocorrido com a mudança do clima com a chegada dos ventos e a frente fria. 

"A pesca depende muito do clima, tem que ter todo um ritual climático para uma boa safra. Tem que ventar e esfriar para que os peixes saiam da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, e do Uruguai e venham para Santa Catarina ", explica um pescador.

PUBLICIDADE
Segundo o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, ainda é cedo para fazer previsões sobre o inverno, todavia existe um alento para os pescadores: o La Niña. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), este fenômeno oceânico-atmosférico caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. “Tem a volta do fenômeno La Niña e nossos invernos costumam ser frios como deveriam. Isto favorece a pesca da tainha”, explica.
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.