quinta, 25 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
09/04/2020 19h10

Hospital Regional de Araranguá já tem Cloroquina disponível

'Esse medicamento está à disposição da equipe técnica, que o utiliza em casos graves onde o paciente não reage ao tratamento inicial', explicou o mantenedor do hospital regional, Ricardo Ghelere.
Hospital Regional de Araranguá já tem Cloroquina disponível
Repercutiu nas redes sociais durante todo o dia de ontem, quarta-feira, uma publicação do médico plantonista da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Araranguá, Vladinir da Luz, que afirma que a Unidade Hospitalar conta com apenas cinco leitos vagos de UTI e que recomenda que as pessoas permaneçam em casa em quarentena.


A reportagem do Portal Agora procurou o médico que explicou a situação e comentou sobre a necessidade da publicação. “Temos visto que países de primeiro mundo estão dizendo para que as pessoas fiquem em casa e isso deve ser seguido por nós, embora saibamos dos impactos na economia. Hoje, ficar em casa é o principal remédio contra o coronavírus. Dos 10 leitos temos apenas cinco leitos sobrando, estes que estão sendo utilizados por pacientes do vale do Araranguá, bem como da região de Criciúma. Levando em consideração a tendência de aumento do número, em breve não teremos condições de atender a demanda em leitos de UTI. Esse foi o objetivo do meu alerta nas redes sociais”.


De acordo com o médico, dos cinco pacientes, até o fim de seu plantão, todos são suspeitos de coronavírus. “Todos estão sendo tratados e apontam características da doença. As idades variam de 40 a 70 anos e todos estão utilizando ventilação mecânica”, explica o médico que atua desde 1996 no HRA.


Segundo Ricardo Ghelere, presidente do Instituto Maria Schmitt (IMAS), mantenedor do Hospital Regional, deste número de internações na UTI, três são pelo Coronavírus. “Recebemos hoje mais um resultado que confirma que dos cinco, três estão com o coronavírus e dois testaram negativo para a doença. Todos eles necessitam de ventilação mecânica”, pontua.


Ghellere destaca que o uso de cloroquina – utilizada antes no tratamento da malária e lupus – já está disponível. “Esse medicamento está à disposição da equipe técnica, que o utiliza em casos graves onde o paciente não reage ao tratamento inicial”.

PUBLICIDADE
Mais 20 leitos de UTI 


O presidente do IMAS afirmou que o Estado, dentro de 15 dias, montará mais 20 leitos. “Hoje nós temos 10 leitos de UTI e cinco estão sendo utilizados. Esse é um número normal, até porque, antes do coronavírus nossa ocupação tinha uma média de 90 a 100%, inclusive em alguns casos nós tínhamos que transferir o paciente. Além disso temos seis vagas na UTI Neonatal. O Governo de Santa Catarina já sinalizou a estruturação de mais 20 leitos, e a partir daí, oficialmente, seremos um hospital referência no combate à Covid-19”, detalha.


Ainda segundo ele, atualmente existem 17 respiradores no HRA. “Contamos com 10 respiradores na UTI e mais sete já preparados, com a ampliação do número de leitos teremos 30 leitos de UTI e 37 respiradores”, conclui Ghelere.


Fonte: Agora Araranguá.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.