sexta, 19 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
26/05/2020 17h00

Complexo Médico Pró-Vida de Tubarão passa a realizar importante exame auditivo

Ferramenta muito útil no diagnóstico de perda auditiva
Complexo Médico Pró-Vida de Tubarão passa a realizar importante exame auditivo
Em tempos de pandemia de Covid-19, as atenções se dobram para proteção contra o novo vírus  como a regra é manter o isolamento social, a maioria das pessoas  passaram a permanecer mais tempo em casa. Com essa disponibilidade muitos pais se dedicam a atenção aos filhos. Oportunidade para verificar possíveis problemas de saúde, um desses podem ser alterações auditivas.   


Para auxiliar nessa descoberta e em inúmeros tratamentos, o Complexo Médico Pró-Vida, em Tubarão, disponibiliza agora, no Centro de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia, o novo exame BERA, também conhecido no Brasil por PEATE (Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico).   


“É um exame objetivo que verifica a audição do paciente sem que ele precise dar respostas ou interagir. Muito utilizado para análise da audição de crianças, recém-nascidas ou pequenas, ou ainda em pacientes com dificuldades de comunicação. O exame, além de testar o grau da audição, verifica toda a via auditiva; se há lesão, determinar o tipo e o local dessa lesão. Em adultos, é indicado na investigação de zumbido e para determinar a origem e a localização do problema, facilitando ao médico o diagnóstico e o tratamento”, explica a fonoaudióloga da Pró-Vida, Alexandra Aline Lewkwicz Dick.  


Conforme a especialista, o BERA também é muito útil no diagnóstico diferencial de transtornos do espectro autista e em atrasos de linguagem, quando a criança tem uns 2 anos ou mais e ainda não fala. “O exame pode ser realizado em todos os pacientes que precisarem ser submetidos a ele, homens, mulheres, idosos e crianças. É uma ferramenta para diagnóstico de várias doenças de origem auditiva e até mesmo para confirmação de diagnósticos obtidos em exame de audiometria”, acrescenta Alexandra. 

PUBLICIDADE

Como BERA é realizado?  


O Complexo Médico Pró-Vida é pioneiro na região na realização do BERA. Exame com duração de 30 a 40 minutos, dependendo da individualidade do paciente.  Normalmente é realizado com a pessoa adormecida ou sedada, quando há necessidade de deixar paciente (criança, adulto ou idoso) mais relaxado para não comprometer o diagnóstico. Durante o registro, são colocados fones nas orelhas do paciente, que emitem sons que estimulam toda via auditiva, e os eletrodos, previamente colocados na face, captam as respostas. Desta forma, é possível que a fonoaudióloga que conduz o exame possa observar o traçado no computador para fechar o diagnóstico, determinando o grau da audição e o tipo de perda auditiva, se houver.

​ 

O BERA pode ser solicitado por qualquer profissional da área da saúde, mas normalmente é encaminhado por médicos otorrinolaringologistas, neurologistas, pediatras e fonoaudiólogos. 

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.