sexta, 29 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
27/05/2020 11h10

Tubarão 150 anos: um povo unido e solidário

Entidades beneficentes que atuam em apoio às pessoas em vulnerabilidade social ressaltam a importância das ações solidárias
Tubarão 150 anos: um povo unido e solidário

Um povo hospitaleiro, gentil e extremamente solidário. Essas são algumas das características marcantes da população tubaronense que comemora os 150 anos da cidade nesta quarta-feira, 27. 

 Ao longo dos anos, o sentimento de solidariedade transformou vidas, reconstruiu casas e garantiu o alimento na mesa de centenas de pessoas no município conhecido por sua capacidade de se reerguer e prosperar, mesmo diante de adversidade.


Nesses 150 anos de história de Tubarão, a população fez inúmeras doações para entidades beneficentes que auxiliam famílias em vulnerabilidade social, além de participar de campanhas e ações sociais, consideradas essenciais nos momentos de dificuldades.


O Lar da Menina é uma das instituições que caminha lado a lado em busca do melhor para todos. São 57 anos de trabalho iniciado em 1962, com a chegada das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo para dar início a um trabalho de doação ao próximo. 


Na enchente de 1974, que destruiu a cidade a instituição serviu de abrigo àqueles que ficaram desalojados na época e desde então segue auxiliando com o atendimento na educação infantil. “É com o apoio da comunidade que mantemos a causa viva, atendendo às crianças da nossa cidade, desenvolvendo um trabalho de qualidade e de amor ao próximo. As doações e parcerias que auxiliam na manutenção e continuidade da obra são de empresas e também pessoas físicas, que doam além de recursos e produtos, muito amor”, afirma a direção da entidade.


Lar da Menina

Atualmente a instituição atende 180 crianças de 02 a 06 anos de idade na Educação Infantil e 13 crianças no Projeto Social Lar Transformando Vidas. O local também oferece atendimento odontológico (projeto financiado pelo FIA), aulas de karatê, acompanhamento com assistente social e psicólogos. Tem em seu quadro atual 37 funcionários. Não é tarefa fácil manter a instituição, pois a maior receita vem dos termos de fomento com o município - FUNDEB e PNAE. Para auxiliar na manutenção da entidade ainda conta com doações de empresas, pessoas físicas, campanhas e eventos.

PUBLICIDADE
Apoio e prevenção à deficiência intelectual e múltipla


Tubarão também faz parte de um restrito grupo de municípios brasileiros que fundaram suas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Tubarão passou a integrar o movimento cujo objetivo inicial foi o de prevenir e tratar a deficiência intelectual e múltipla e promover os direitos e o bem-estar da pessoa com deficiência, oferecendo serviços gratuitos e de qualidade. Uma ação pioneira.


Há 54 anos a Apae de Tubarão oferece duas principais vertentes de trabalho - a Pedagógica e a Reabilitatória. Ambas visam o desenvolvimento dos alunos na evolução em seus processos cognitivos através da estimulação. Atualmente são quase 400 alunos atendidos diariamente. No Centro de Reabilitação são realizados cerca de três mil atendimentos por mês.



Apoio

As despesas de funcionamento são mantidas parcialmente com recursos de convênios com órgãos públicos como Secretarias Municipais, Estaduais, Ministérios e o SUS. Para complemento dos recursos a Apae conta com recursos de doadores permanentes e ocasionais, além de recursos captados pelo telemarketing e campanhas e eventos. O Estacionamento Rotativo se apresentou como uma opção para esta finalidade, visto que um percentual do valor arrecadado destina-se à Apae.



Conquistas

A Apae considera marcante toda doação que contribui para que cumpra seu papel social. Mas algumas conquistas físicas podem ser destacadas. A piscina térmica, que é um diferencial da APAE Tubarão; o parque adaptado doado por empresa privada de São Paulo, o único em Santa Catarina; oficina de órtese, única das Apaes da região sul do Estado. Mais recentemente, um ônibus escolar adaptado recebido por emenda parlamentar por intermédio da Prefeitura Municipal de Tubarão, entre tantas outras doações importantes para a instituição.



Feliz aniversário, Tubarão!

 “A Apae olha para o futuro sempre com esperança e otimismo. Neste momento de instabilidade não seria diferente, acredita num futuro melhor. A APAE continuará a cumprir sua missão social baseada na ética, na solidariedade, na humanidade e no amor ao próximo. Acredita que ao fazer isso, estará presenteando esta linda e abençoada cidade de Tubarão, hoje em seu aniversário, e a cada dia do futuro”

Direção da Apae de Tubarão.



 “Que neste momento inesperado, sejamos fortes para vencer as dificuldades, que tenhamos fé para acreditar que novos tempos virão! No fundo do túnel sempre haverá uma luz. O Lar da Menina tem orgulho de fazer parte desta belíssima história. Parabéns Tubarão pelos 150 anos de existência!”

Direção do Lar da Menina.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.