sexta, 29 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
28/05/2020 11h39

Federação dos municípios defende eleições para prefeitos e vereadores somente em 2022

Uma webconferência ocorre nesta sexta para ouvir posição da bancada federal catarinense sobre eleições em 2020
Federação dos municípios defende eleições para prefeitos e vereadores somente em 2022

Proposta pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) acontece nesta sexta-feira (29), às 18 horas, por webconferência, a reunião com prefeitos e com o Fórum Parlamentar Catarinense sobre as eleições municipais em 2020.  


O objetivo é ouvir dos deputados federais e dos senadores quais são as posições sobre o tema e os encaminhamentos da bancada catarinense em Brasília.


A proposta defendida pela Federação é pela unificação dos mandatos políticos, com a realização de eleição geral em 2022. Nesta semana, a Fecam junto com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou uma carta apontando os motivos que justificam a não realização das eleições municipais neste ano e a defesa pela unificação dos mandatos com a realização de eleição geral em 2022.


Para a entidade, especialmente neste momento de pandemia do Coronavírus, não existe ambiente adequado para realizar um processo eleitoral. O presidente da Fecam, Saulo Sperotto, manifestou a posição da entidade com base no entendimento dos prefeitos e prefeitas catarinenses.

Segundo ele, uma série de orientações técnicas em saúde precisa ser mantida para não colocar em risco à saúde das pessoas, considerando também a preservação da democracia, segundo os municipalistas que “assegura a todos os cidadãos o direito de votar e de ser votado”.

PUBLICIDADE
Além disso, a Federação destaca também que alinhar as eleições junto com demais pleitos – presidente, governadores, deputados estaduais e federais e senadores -, o que traria economia e eficiência na gestão pública uma vez que a cada dois anos o país vive período de eleições. 


Essa posição é defendida pelo Conselho Político da Federação desde 2019. 


A Bancada federal catarinenses é formada por 16 deputados federais e três senadores. De acordo com o coordenador do Fórum, o deputado federal Daniel Freitas, o encontro demandado pelos prefeitos será fundamental para debater junto com a bancada catarinense as demandas dos prefeitos em relação as eleições.


 “A Fecam provocou o Fórum solicitando uma reunião com a bancada federal catarinense. Portanto, vamos debater com os prefeitos o calendário eleitoral e as eleições de 2020”, destacou Freitas.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.