quinta, 18 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
28/05/2020 13h30

Canoas usadas por pescadores são transformadas em miniaturas nas mãos de jovem artesão de Laguna

O jovem de 24 anos constrói miniaturas em madeiras de canoas que povoaram a sua infância
Canoas usadas por pescadores são transformadas em miniaturas nas mãos de jovem artesão de Laguna

O barulho da cachoeira palpita a imaginação e criatividade do artesão Felipe Figueiredo, 24 anos, morador de Ribeirão Pequeno, a 15 km do centro de Laguna. Sua memória afetiva tornou-se seu sustento e paixão. Ele constrói miniaturas em madeiras de canoas que povoaram a sua infância.


As canoas de madeira estão sendo substituídas por fibras, mais resistentes. Felipe reconhece o registro que está fazendo, pois suas miniaturas contam a história da navegação dos pescadores artesanais de Laguna. “As canoas me motivaram a começar com esse trabalho, por ser um sonho de criança. Eu ficava fascinado ao ver miniaturas de canoas na casa das pessoas”, conta o jovem.  


Ele ficava olhando os pequenos barquinhos, cores, texturas e pensava que poderia melhorar e criar seus próprios. Autodidata foi aprendendo sozinho, no acerta e erra. “Vou procurando possibilidades de melhorar o que eu estou fazendo. Hoje a internet ajuda a encontrar técnicas ”. 




O trabalho

 Filho, neto, sobrinho e primo de pescadores, que usavam canoas como a caiçara, batelão, a vela, arrasto, de motor, para a captura de tainha, hoje, Felipe vende suas miniaturas pelas redes sociais e por amigos. 


Depende o tamanho do objeto pode durar uma semana para concluir, com preços variados. Sua oficina fica em casa, quando precisa de uma inspiração senta numa pedra na beira da cachoeira e com formões e canivetes vai moldurando a madeira.  

 Felipe aproveita tiras de madeiras que iriam para o lixo depois de uma obra, de uma demolição, também nas pequenas madeireiras na região. “Qualquer pedaço de madeira pequeno pode servir para algum detalhe. É importante sempre reciclar”, pontua.

O sonho de Felipe? Ter a sua própria canoa para navegar na lagoa perto de casa e pescar para passar o tempo.



Tipos de canoas

Antigamente, a largura e o comprimento da canoa dependia muito da madeira a ser encontrada.

 A Caiçara é utilizada para pesca local, em rios e lagoas pequenas. 

  

O Batelão é uma canoa mais larga, oferece mais segurança para o pescador.

  

Arrasto são utilizadas para fazer a pescaria nas praias de tainha, anchova, pampo por exemplos, tem uma borda falsa com maior volume na canoa, é bom para enfrentar ondas grandes.

A Bordada normalmente tem remadores, o chumbereiro (aquele que joga a rede na água) e o patrão. 

PUBLICIDADE
Violões, guitarras e tatus 

Aperfeiçoando suas técnicas e ralando muito os dedos, o artesão também prepara miniaturas de violão, guitarra e outros instrumentos musicais. Seus clientes são músicos, donos de bares ou namoradas e esposas apaixonadas para presentear o amado.

 Uma cena típica das praias do Sul foi restaurada e atualmente, é peça de decoração. Um caminhão carregando uma canoa, com detalhes da rede, cordas usadas e até o espaço para transportas os pescadores, que utilizam o veículo para seguir mais rápido o cardume de tainhas para o cerco.

Também cria peças de animais como o tatu. "Estou sempre criando" diz ele apaixonado pelo que faz.

Onde encontrar a arte de Felipe?

Facebook: Felipe Figueiredo Arts

Instagram: felipefigueiredo_arts 

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.