sábado, 20 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
11/07/2020 18h18

Coronavírus: Braço do Norte ultrapassa os 500 casos confirmados; cidade adota novo protocolo com cloroquina e ivermectina para tratamento

Segundo o protocolo, a prescrição de qualquer medicação é de decisão e responsabilidade exclusiva do médico
Coronavírus: Braço do Norte ultrapassa os 500 casos confirmados; cidade adota novo protocolo com cloroquina e ivermectina para tratamento

Neste sábado, 11, o boletim da secretaria de saúde de Braço do Norte confirmou 508 casos de infectados pelo novo coronavírus. São 22 casos a mais em 24 horas. Nesta sexta-feira, 10, a cidade somava 486 diagnosticados.


 Há 332 recuperados, 133 suspeitos e oito internados no hospital Santa Teresinha. Deste oito, um aguarda para ser transferido à UTI.


Diante deste cenário, o município é um dos primeiros da Amurel a adotar protocolo de medicamentos para a Covid-19. Para manejo de pacientes sintomáticos e com síndrome gripal, a cidade disponibilizará os medicamentos hidroxicloroquina ou cloroquina, ivermectina, sulfato de zinco e vitamina D em suas farmácias, respeitando a prescrição do médico e a sua avaliação realizada individualmente em cada paciente para tratamento precoce.


O protocolo foi elaborado pelo diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, doutor João Eugenio Henrique Heidemann e Silva, com participação da médica infectologista Elatanea Esteves de Almeida, com base nos Protocolos AMIB, ABRAMEDE, AMB - 2020, orientações do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Infectologia, do Hospital Naval Marcílio Dias e da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Conforme o diretor técnico, a intenção do protocolo é evitar que a doença passe do primeiro estágio para estágios mais avançados que exijam internação.


Ainda segundo o protocolo, a prescrição de qualquer medicação é de decisão e responsabilidade exclusiva do médico (Ato Médico). Principalmente as medicações que não existem consensos no seu uso para a Covid-19, a exemplo da hidroxicloroquina ou cloroquina, ivermectina, sulfato de zinco e vitamina D. Assim cabe ao médico a decisão de utilizar ou não.


De acordo com o diretor técnico do Hospital Santa Teresinha (HST), dr. José Nazareno Goulart Junior, não existe tratamento preventivo para a Covid-19. “O tratamento é realizado após aparecerem os primeiros sintomas”, comentou. “Além disso, os exames têm dias certos para serem realizados e é importante sempre buscar orientação médica”, finalizou.

PUBLICIDADE

Alô Braço do Norte 

O secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, ressaltou a importância de quem estiver com sintomas gripais ligar para o Alô Braço do Norte (3658-2646/99937-1450) antes de procurar o Centro de Triagem para evitar um possível contato com quem já testou positivo. “O Centro de Triagem está em funcionamento todos os dias, de segunda a segunda, das 7 às 19 horas, com equipe técnica ampliada por conta da grande demanda. Desde o dia 25 março, data da implantação do Centro de Triagem, até hoje, quinta-feira, 09 de julho, foram atendidas 5658 pessoas e realizados 2193 testes. Só esta semana foram 1250 atendimentos e 350 testes”. 

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.