quinta, 28 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
12/07/2020 18h36

Prefeitos da Amurel ampliam restrições de atendimento ao público, filas de banco e supermercados

Em estabelecimentos a capacidade de público foi reduzida de 50% para 40%. Veja abaixo o que mais mudou
Prefeitos da Amurel ampliam restrições de atendimento ao público, filas de banco e supermercados
Desde a última quarta-feira (8), quando o Estado mudou a classificação da matriz de risco da pandemia na região da Amurel para o nível gravíssimo, os prefeitos dos 18 municípios têm se reunido para debater o assunto e definir medidas que possam contribuir no combate ao avanço da Covid-19.


Após o Comitês Extraordinário de Saúde ter emitido sugestão de novas restrições, outras reuniões e levantamentos foram realizados, munindo os gestores para a tomada de decisão. Em nova videoconferência, na tarde deste domingo (12), os prefeitos decidiram por prorrogar a validade dos atuais decretos, que regulam o tema nos municípios, até a próxima quinta-feira (16), estabelecendo uma agenda de novas discussões.


Nesta segunda-feira (13), às 14 horas, os prefeitos realizam mais uma assembleia tendo como convidados os representantes da Associação de Supermercadistas de Santa Catarina, para discutir alguns pontos para novas medidas. Logo após, às 15 horas, um novo encontro, onde as ações de combate à pandemia serão discutidas com os representantes políticos do Sul do estado, como deputados estaduais e federais, além de representantes do Ministério Público, dos hospitais e da Fecam, com a presença da imprensa. 


A partir de segunda-feira (13), também continuam as negociações com hospitais da região, para o credenciamento de diárias de UTI, a serem utilizadas por pacientes da Amurel.Na próxima quarta-feira (15), após ser conhecida a nova classificação de risco da região e, com os resultados das assembleias e outras discussões, inclusive o parecer do Comitê de Saúde, os prefeitos voltam a se reunir e definirão os novos decretos, que conterão novas medidas.


No entanto, junto com a prorrogação dos decretos atuais, os municípios ampliaram as restrições em pelo menos dois pontos: um deles é a redução da permissão de atendimento de qualquer estabelecimento, para apenas 40% da capacidade; o outro é a intensificação da fiscalização e novas determinações para o acesso de pessoas aos estabelecimentos, como por exemplo as filas de bancos e lotéricas, que vai poder conter apenas 15 pessoas e o acesso aos supermercados, por apenas uma pessoa por família. Todas as demais medidas continuam valendo, como pode ser conferido no Decreto 5135/2020, de Tubarão, que pode ser acessado aqui.

PUBLICIDADE
Outra situação que foi alterada com a reedição do decreto, foi com relação aos jogos de futebol profissional, que agora também estão proibidos, continuando possíveis apenas os treinos, dentro dos protocolos exigidos. Isso faz com que a partida do Clube Atlético Tubarão, pelo campeonato catarinense, que seria realizada na terça-feira (14), seja cancelada. 


Para o prefeito Joares Ponticelli, que também reuniu o Comitê de Crise de Saúde municipal neste domingo (12), o assunto precisa ser bastante discutido para que novas medidas sejam tomadas com segurança.


“Não é fácil tomar qualquer decisão sem o completo embasamento, sem que todos os lados sejam ouvidos, sem que os critérios e regras legais sejam obedecidos. Por isso os prefeitos criaram essa agenda durante a semana, para até quinta-feira, tomarmos outras medidas”, avaliou.


Quanto as restrições acrescentadas ao atual decreto, Joares avalia como importantes. “A única recomendação que tem algum consenso é a do afastamento social, por isso vamos tentar, de imediato, diminuir as aglomerações nos locais onde hoje ocorrem, como nas filas de bancos, nos supermercados e em alguns comércios”, finalizou o prefeito.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.