quarta, 24 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
07/08/2020 13h45

Coronavírus x Dia dos Pais: já é possível comemorar a data com os idosos?

O infectologista Rogério Sobroza indica algumas atitudes que podem auxiliar a comemoração neste período
Coronavírus x Dia dos Pais: já é possível comemorar a data com os idosos?

Ao completar mais de 140 dias de quarentena em Santa Catarina, após o anúncio da pandemia do novo coronavírus para se evitar a disseminação do Sars-CoV-2, mais um fim de semana se aproxima, e com ele, uma data comemorativa traz dúvidas à população. Será que já é possível visitar os idosos neste Dia dos Pais?  

“Ainda não é recomendado o contato com pessoas as quais não se convivem diariamente. Porém, sei que muitas estão pensando em visitar os pais neste período. O mais correto, mesmo que seja triste, é manter o isolamento social, principalmente se os pais forem pessoas idosas e ainda mais, se eles apresentarem comorbidades. Cabe aos filhos e parentes colocar na balança, a saudade e a saúde, e tomar a melhor atitude”, indica o infectologista do Complexo Médico Pró-Vida, Dr. Rogério Sobroza de Mello (CREMESC: 9276/ RQE: 3928).

Conforme a Organização Mundial de Saúde, o Brasil liderou o ranking mundial de mortes pela covid-19 por oito semanas seguidas e o estado catarinense está a mais de um mês em estágio gravíssimo. Dentro desse cenário pandêmico, o infectologista destaca que, até o momento, as medidas mais efetivas continuam a ser o uso correto da máscara, a higienização das mãos e evitar os contatos pessoais.

“Ainda não temos remédios ou vacinas que controlem ou imunizem contra essa doença. Por enquanto, quando se pensar em visitar um parente, um conhecido, deve-se considerar a segurança desse encontro. Ninguém deve ir à casa de outra pessoa se apresentar sintomas respiratórios ou febre. Se forem acompanhados por crianças os cuidados devem ser dobrados, porque muitas são assintomáticas, mas transmitem o vírus”, alerta Dr. Rogério.

PUBLICIDADE
Algumas dicas


Para auxiliar os filhos no desafio da visita de Dia dos Pais durante a pandemia, o Dr. Rogério faz algumas sugestões:

“Algumas famílias têm optado por visitar de carro os pais, avós e familiares. A ideia é ir, em poucas pessoas, todos de máscaras e conversar pelo vidro do veículo. Outra pode ser os contatos online. Atualmente existem várias ferramentas na internet que são acessíveis e comportam várias pessoas conversando ao mesmo tempo. Essa aproximação, mesmo que virtual, ajuda a manter os diálogos e a diminuir a saudade”, indica o infectologista.

Outras atitudes indicadas pelo médico podem ser o envio de presentes e mensagens, via delivery e até as ligações telefônicas, que encurtam distâncias. Evitar visitas com a realização de refeições ou lanches, porque para isso é necessário retirar a máscaras e ter aproximações.

PUBLICIDADE

Fonte: Silvana Lucas/Complexo Médico Pró-Vida
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.