quinta, 28 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
26/09/2020 12h53

Batata-doce emagrece? Veja benefícios além do ganho de massa muscular

Associada ao ganho de massa muscular, a batata doce também é grande aliada de quem deseja emagrecer.
Batata-doce emagrece? Veja benefícios além do ganho de massa muscular
Famosa entre os praticantes da musculação, a batata-doce se popularizou como alimento essencial na dieta de quem procura ganhar massa muscular. Mas sabia que ela também é uma grande aliada em dietas de quem busca emagrecer? Graças ao seu baixo índice glicêmico, a raiz tuberosa fornece energia de forma gradual para as atividades físicas, o que evita quedas bruscas dos níveis de glicose e fadiga muscular e melhora o desempenho durante os treinos. 


Ela também é rica em fibras alimentares e proteínas, contém vitaminas A, E, C e K e do complexo B, além de apresentar na sua composição sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio. Por isso, o HC Notícias desvenda os motivos que fazem da batata-doce companheira dos praticantes de atividades físicas, além de trazer os benefícios para saúde e receitas. De acordo com a nutricionista Luna Azevedo, é importante ressaltar que o consumo ajuda não apenas na hipertrofia muscular, mas também numa dieta de emagrecimento. Lembrando que a cada 100 gramas do alimento cozido, é possível encontrar 77 calorias e 18,4 g de carboidratos complexos.


- Os nossos músculos precisam de energia para que haja o processo de hipertrofia. A batata-doce, sendo fonte de carboidrato, nos fornece glicose, que é responsável pelo aporte de energia de todas as células do nosso corpo, incluindo as do tecido muscular. Contudo, a batata-doce é fonte de carboidratos complexos, cuja glicose é liberada gradativamente no nosso organismo, ajudando a manter o fornecimento de energia estável. Por conta da sua lenta liberação de glicose, também promove a sensação de saciedade por períodos mais longos, o que certamente contribui para a perda de peso juntamente com o ganho de massa muscular - explica Luna Azevedo.


Tais características da batata-doce se devem ao seu alto conteúdo de fibras. Ao contrário dos carboidratos simples, que não possuem fibras e são metabolizados rapidamente, havendo alta liberação de glicose de uma vez só na corrente sanguínea, a batata doce faz com que o açúcar no sangue se eleve de forma mais lenta e aumenta a sensação de saciedade, podendo, inclusive, ser consumida em pequenas quantidades por pessoas com diabetes e que estejam realizando uma dieta para baixar de peso.

PUBLICIDADE

Hipertrofia e emagrecimento

Nenhum alimento isolado só é capaz de gerar resultados seja para emagrecimento, seja para hipertrofia. É preciso atividade física aliada a uma dieta balanceada, e a batata-doce geralmente está presente na alimentação tanto de quem procura a hipertrofia como o emagrecimento. Por ser uma fonte de carboidratos, consumir batata-doce ajuda no ganho de massa muscular, já que o aumento da massa magra depende não apenas do exercício, mas também do equilíbrio da ingestão entre proteínas e carboidratos.


Por outro lado, a perda de peso será uma consequência da prática física e boa alimentação, já que as fibras presentes no alimento, além de auxiliarem na reconstrução dos músculos, tornam a digestão do carboidrato mais lenta, causando maior saciedade e levando a uma menor ingestão de alimentos. Além disso, entre alguns dos muitos nutrientes da batata-doce está o magnésio, que beneficia o controle do estresse e está intimamente ligado ao processo de hipertrofia muscular, já que ajuda na redução do cortisol, como explica a nutricionista Luna Azevedo.


- É preciso entender que o cortisol, hormônio liberado em situações de estresse, diminui a síntese proteica, indispensável para a hipertrofia. Além disso, ele é um hormônio catabólico, ou seja, pode realizar a quebra das proteínas musculares. O magnésio, por sua vez, atua na contração muscular auxiliando no relaxamento da musculatura e aliviando o estresse e, portanto, reduzindo a liberação do cortisol - conta a nutricionista.


Por ser fonte de carboidratos complexos, a batata-doce é uma ótima opção para o pré-treino, pois atua na regulação dos níveis de glicose no sangue, melhorando o rendimento esportivo. Além disso, também é aconselhável incluí-la nas principais refeições dos dias em que é feito treino intenso, podendo ser acompanhada por vegetais e alimentos ricos em proteínas e com baixo teor de gordura, como frango, peru, ovo ou peixe, pois assim é possível favorecer o ganho de massa muscular. O consumo também pode evitar dores, câimbras e outros desconfortos, já que o potássio presente garante a contração e o relaxamento adequado dos grupos musculares.


Outros benefícios

Alimento de boa composição nutricional, contendo fibras, proteínas e inúmeras vitaminas, os benefícios da batata-doce não se restringem à área esportiva e alcançam até mesmo mulheres grávidas, já que é rica em vitaminas A, C, D, B12 e B16, fundamentais para desenvolvimento celular, formação óssea e reparação de tecidos, além de conter cálcio, que contribui na formação dos nervos, coração e músculos. A batata-doce ainda pode beneficiar o sistema digestivo, a imunidade, a visão, o controle da pressão arterial e o controle do colesterol, entre outros.


Colaboração Eu Atleta

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.