terça, 23 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
29/09/2020 20h44

Pesca predatória: pescadores pedem mais fiscalização na Lagoa de Ibiraquera

A pesca irregular do camarão, crustáceo ainda em desenvolvimento, ocorre no período da madrugada em Imbituba
Pesca predatória: pescadores pedem mais fiscalização na Lagoa de Ibiraquera
Um grupo de pescadores esteve reunido, na tarde desta terça-feira (29), com representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) e da Polícia Militar Ambiental de Laguna. O encontro ocorreu ao lado da Lagoa de Ibiraquera. Em pauta, o pedido de maior rigor na fiscalização da pesca predatória do camarão.


Durante a reunião, que durou cerca de duas horas, os pescadores relataram às autoridades que, como o canal entre a lagoa e o mar está fechado há quinze dias, milhares de larvas de camarão permanecem em reprodução no manancial. Mesmo assim, durante a madrugada, muitas pessoas, a maioria turistas, pescam de forma predatória o crustáceo em desenvolvimento.


“Nós pescadores viemos reivindicar maior fiscalização na lagoa, para que essas larvas de camarão possam crescer e, com o tempo, chegar no tamanho apropriado para a pesca. Dessa forma, nós, que sobrevivemos da pesca, conseguimos fornecer o crustáceo, com o tamanho apropriado, para os moradores, comerciantes e turistas”, disse Vitor Teixeira, representante dos pescadores de Ibiraquera.


Segundo o comandante da Polícia Militar Ambiental de Laguna, Fernando Mogoga, mesmo com o efetivo reduzido, durante as fiscalizações feitas, os policiais se deparam com a presença de turistas praticando a pesca predatória. Gente que desconhece a legislação local. Mas, os agentes também costumam flagrar pescadores de outras lagoas arrastando o camarão em Ibiraquera.

PUBLICIDADE
“Com o apoio dos pescadores e da comunidade, que se tornam nossos informantes, nós conseguimos montar operações e impedir a pesca predatória. Além disso, com uma educação ambiental firme, acredito que é possível controlar até 90% dessa atividade que é praticada em Imbituba”, informou o comandante da Polícia Ambiental. 


A Secretária do Meio Ambiente, Laira Fernandes, informou que a secretaria fará uma campanha de conscientização para que os turistas sejam informados do que não pode ser feito na região de Ibiraquera.


“Além de placas informativas no entorno da lagoa, panfletos serão confeccionados e distribuídos em pousadas, hotéis e restaurantes. Além disso, faremos fiscalizações noturnas, com o apoio da Polícia Ambiental, para flagrar quem estiver praticando essa pesca clandestina no local”, disse a Secretária do Meio Ambiente de Imbituba.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.