sexta, 19 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
03/12/2020 18h35

Tubarão: Unidade de Vigilância em Zoonoses alerta ao aparecimento de escorpiões

Em caso de acidente, deve-se limpar o local com água e sabão, além de procurar atendimento médico.
Tubarão: Unidade de Vigilância em Zoonoses alerta ao aparecimento de escorpiões
O período do verão – entre dezembro e março – exige maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, já que o clima úmido e quente é considerado ideal para o aparecimento desse tipo de animal peçonhento, que se abriga em esgotos e entulhos. No início desta semana foi encontrado escorpião-amarelo (Tityus Serrulatus) em Capivari de Baixo – cidade vizinha e, assim, a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta que pode ocorrer o aparecimento em Tubarão.


 A coordenadora da UVZ Gabriela Nunes Martins explica que caso um animal seja encontrado, é indicado trancar em um recipiente e chamar as autoridades para que o escorpião seja encaminhado ao laboratório para análise. “A limpeza do ambiente e a adoção de hábitos simples são fundamentais para prevenir picadas”, ressalta Gabriela. 


 A UVZ do município funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas pelos números 48 36322172 e 988503611 (whatsApp e plantão). 


Medidas preventivas

Usar luvas de couro para manipular entulho e material de construção;- Não mexer em lixo ou entulho acumulado;- Limpar terrenos baldios;- Colocar telas nos ralos, pias e protetores nas portas;- Evitar acúmulo de lixo;- Olhar antes de calçar sapatos e botas;- Evitar a presença de baratas em casa (alimento dos escorpiões);- Não deixar grama alta ou mato;- Evitar manipular escorpiões, e quando necessário, usar pinças e material adequado;- Manter limpos os comedouros e bebedouros de animais. 


Sintomas (aparecem em torno de duas e três horas após a picada e variam de acordo com a intensidade e quantidade de veneno)

Alteração da temperatura corporal, suor constante e abundante;- Náusea, vômito, salivação excessiva, dor abdominal e diarreia;- Arritmia do coração (aumento e redução) e alteração da pressão sanguínea (aumento e diminuição);- Alterações respiratórias podendo ocorrer acúmulo de fluidos no pulmão. Essa é a principal causa dos óbitos;- Agitação, sonolência, confusão mental. 

PUBLICIDADE
O quê fazer em caso de acidente? 

Limpar o local com água e sabão;

Procurar orientação médica o mais rápido possível. 


O quê não fazer? 

Não amarrar ou fazer torniquete, cortar, perfurar, queimar ou aplicar qualquer coisa de qualquer substância;

 Não dar bebida alcoólica para o acidentado;

 Não fazer compressas;

 Não dar antiveneno por conta própria.

PUBLICIDADE

Fonte: Decom/Prefeitura de Tubarão
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.