terça, 16 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
21/01/2021 09h06

Laguna recebe programa de fiscalização e vistoria em redes de esgoto

Os técnicos vão vistoriar e dialogar com a população para evitar conexões de esgoto em canais de drenagem
Laguna recebe programa de fiscalização e vistoria em redes de esgoto

Foi lançado oficialmente ontem, 20, o Trato por Laguna, programa ambiental liderado pela Casan que objetiva vistoriar, fiscalizar e dialogar com a população para adequar as ligações hidrosanitárias, evitar conexões de esgoto em canais de drenagem, melhorando assim a qualidade de vida e a saúde do município. 

Assinado pela Presidente da Companhia, Roberta Maas dos Anjos, a ordem de serviço autoriza a empresa paranaense JPR Ambiental, vencedora do processo licitatório, a iniciar os trabalhos técnicos. O ato realizado na sede da empresa contou com a presença do prefeito Samir Azmi Ibrahim Muhammad Ahmad e vice Rogério Medeiros.

Coordenadas por um engenheiro, quatro equipes de técnicos em saneamento começam a percorrer o município para efetuar pelo menos 5.400 vistorias, fiscalizando as ligações de esgoto para eliminar ou reduzir os lançamentos inadequados em rios, córregos e galerias de águas pluviais.

As equipes vão vistoriar todos os pontos que geram esgoto em um imóvel, como banheiro, cozinhas e áreas de serviço. Os técnicos também avaliarão pontos de coleta das águas pluviais, como ralos, calhas (externas e embutidas) e outras caixas e tubulações de drenagem do terreno e piscinas, que não podem estar conectados à rede pública de esgotamento.

“Esse projeto envolve toda a sociedade, que precisa estar inserida para usar os benefícios do saneamento”, disse a Presidente Roberta Maas dos Anjos. “A conscientização de todos é fundamental para o sucesso das ações, preservando o que temos de mais importante que é a água”, complementou. O prefeito Samir tem certeza de que a sociedade lagunense receberá de bom grado o Trato. “Esse projeto vai trazer benefícios a curto, médio e longo prazo para a nossa cidade”, disse o Chefe do Executivo.

PUBLICIDADE
Educação e comunicação


O Trato por Laguna contempla educação e conscientização ambiental, com equipes para promover ações junto a moradores e veranistas, em ruas, praias, creches, escolas, imprensa, entidades de classe e associações, bares, restaurantes, baladas e em outros pontos. O Trato contará com suporte técnico da Vigilância Sanitária e da Fundação Ambiental Flama.

O Trato por Laguna é o segundo lançado pela Casan, e segue os mesmos moldes e conceitos do Trato pelo Capivari, que há um ano se relaciona com a comunidade do bairro Ingleses, em Florianópolis. O Trato pelo Capivari já evitou o despejo de pelo menos 86 milhões de litros de esgoto no rio que deságua na maior praia de Florianópolis.

Nos próximos dias a Companhia anunciará um terceiro Trato, na Lagoa da Conceição, e nos próximos meses Chapecó deve receber ação semelhante para preservar o principal manancial de abastecimento do município, o Lajeado São José.

PUBLICIDADE

Fonte: Leonardo Fraga/Trato por Laguna
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.