sexta, 19 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
21/01/2021 15h03

Índia autoriza exportação e deve enviar doses da vacina para o Brasil nesta sexta

Governo indiano havia suspendido as exportações para garantir a vacinação da população do país. Brasil receberá 2 milhões de doses
Índia autoriza exportação e deve enviar doses da vacina para o Brasil nesta sexta

As 2 milhões de doses da vacina contra o coronavírus fabricadas na Índia e encomendadas pelo Brasil devem chegar nesta sexta-feira (22). A informação foi dada à agência Reuters por Harsh Vardhan Shringla, secretário de Relações Exteriores da Índia. 

A exportação das vacinas indianas estava suspensa até que a Índia conseguisse iniciar o próprio programa de vacinação. Contudo, outros países vizinhos já receberam remessas da vacina, como Nepal, Butão e Maldivas, que receberam 1 milhão, 150 mil e 100 mil doses, respectivamente.

O imunizante indiano é produzido pelo Instituto Serum, da Índia, que foi atingido por um incêndio nesta quinta-feira (21). Apesar de o acidente ter deixado cinco mortos, a produção das vacinas não foi prejudicada, de acordo com jornais indianos.

Bangladesh, Mianmar e Ilhas Seychelles também estão na lista de países que receberão a vacina Covishield, produzida com a tecnologia da AstraZeneca e da Universidade de Oxford. Sri Lanka, Afeganistão e Ilhas Maurício ainda aguardam liberações regulatórias. 

De acordo com Harsh Vardhan Shringla, o início do fornecimento comercial da vacina indiana segue o compromisso firmado pelo primeiro-ministro Narendra Modi de que as capacidades de produção da Índia seriam usadas para “toda a humanidade” para combater a pandemia.

“Respondemos positivamente aos pedidos de países de todo o mundo de fornecimento [gratuito] de vacinas manufaturadas na Índia, começando pelos nossos vizinhos”, afirmou Shringla. 

PUBLICIDADE
Sobre o fornecimento das quantidades comercialmente contratadas, o secretário de Relações Exteriores da Índia afirmou que a distribuição começará por Brasil e Marrocos, seguidos de África do Sul e Arábia Saudita.

Um voo da Azul, fretado pelo Ministério da Saúde, estava programado para buscar os imunizantes indianos no dia 14. O avião chegou a viajar de Viracopos, em Campinas (SP), para o Recife, de onde partiria para a Índia. O voo para a cidade indiana de Mumbai foi adiado para o dia seguinte (15), mas acabou cancelado.

PUBLICIDADE

Fonte: Metropoles
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.