sexta, 29 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
23/01/2021 18h35

Brasil não pode importar doses das vacinas de Oxford vindas da Argentina

As doses produzidas na fábrica da Argentina devem ser enviadas para os países vizinhos, enquanto o Brasil segue esperando liberação da China
Brasil não pode importar doses das vacinas de Oxford vindas da Argentina
A Argentina está apta a produzir até 100 milhões de doses de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), utilizado na produção das vacinas contra a Covid-19, depois de um contrato feito entre as autoridades do país e a AstraZeneca.


Apesar da proximidade, o Brasil não pode importar a matéria-prima para que a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) comece a fabricação das doses com a fórmula desenvolvida pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca. O Brasil depende do IFA produzido na China.

PUBLICIDADE
Segundo explicações extraoficiais divulgadas pelo jornal Estadão, por causa da alta demanda do Brasil, ficou acertado que o país importaria os insumos da China, uma vez que o país asiático tem maior capacidade produtiva.

À Argentina coube a produção do IFA que serão destinados para todos os outros países da América Latina que obtiveram a aprovação do uso da vacina. Ou seja, a decisão foi tomada inicialmente com base na capacidade produtiva de cada fábrica e a logística de transporte.

Importação da China:

O atraso no envio do IFA produzido na China fez com que a Fiocruz adiasse de fevereiro para março a previsão de entrega das primeiras doses da vacina produzidas no Brasil, segundo um ofício encaminhado na terça-feira (19) ao Ministério Público Federal.

Nessa quinta-feira (21), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a entrega dos insumos “ainda não está atrasada”, uma vez que o contrato com a China prevê a data limite em 31 de janeiro, e negou problemas políticos ou diplomáticos para a liberação. A falta de insumos pode paralisar a imunização contra Covid-19 no país.

PUBLICIDADE

Fonte: ND mais
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.