quinta, 25 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
06/03/2021 15h08

Ministério Público do Trabalho recomenda trabalho remoto ou afastamento remunerado às gestantes

Brasil é o país em que mais morrem gestantes em decorrência da Covid-19
Ministério Público do Trabalho recomenda trabalho remoto ou afastamento remunerado às gestantes
A rotina dos brasileiros mudou com a pandemia da covid-19, e as dúvidas dos empregadores são recorrentes em relação a como agir. Muitas vezes não sabem o que fazer diante do aumento do risco de contágio pela doença e da obrigatoriedade de cumprir com as medidas mais restritivas.


Um dos pontos mais delicados é como resolver a situação das trabalhadoras gestantes dentro das empresas, dado que o Brasil é o país em que mais morrem gestantes em decorrência da Covid-19.


A Procuradoria-Geral do Trabalho emitiu uma nota técnica em janeiro que reitera a necessidade de organização das escalas de trabalho presencial de trabalhadoras gestantes.


O documento defende que sempre que possível as gestantes trabalhem de modo remoto. Se o trabalho à distância não for compatível com a função desempenhada, recomenda-se que seja assegurado o direito das trabalhadoras de serem dispensadas da presença ao local de trabalho, com remuneração assegurada.

PUBLICIDADE

Esse afastamento pode também ser pautado em medidas alternativas, como interrupção do contrato de trabalho; concessão de férias coletivas, integrais ou parciais; suspensão dos contratos de trabalho (lay off), suspensão do contrato de trabalho para fins de qualificação, conforme art. 476 da CLT.


As iniciativas devem ser acordadas com o empregador e com o auxílio, se possível, do sindicato da categoria.


Para ler a íntegra da nota, clique aqui.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.