sexta, 29 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
06/05/2021 18h32

Coluna Dura | 7 a 13 de maio

Na coluna de hoje, o julgamento do governador Carlos Moisés, um novo caminho político para o prefeito Joares Ponticelli e uma entrevista com Dr. Jean, vereador de Tubarão pelo PSD
Coluna Dura | 7 a 13 de maio

TRATAMENTO PRECOCE

Neste sábado (8) no programa Entrevista Tubá, a partir das 10 h, um programa pra lá de especial. Estarão lado a lado quatro médicos renomados e respeitados, tanto pelas suas profissões como pelas suas posições em relação ao tratamento imediato ou precoce nessa pandemia. Neste importante debate, o Dr. Jean Abreu Machado, o Dr. Rogerio Sobrasa, o Dr. Mario Caporal e o Dr. João Guizzo. Imperdível!


CPI DA COVID19 

Começou intenso o depoimento do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta à CPI, na última terça-feira (4) no Senado Federal; foi a primeira sabatina da Comissão. Um dos temas que mais foi discutido entre os membros, tanto governistas como oposicionistas, sem dúvida alguma, foi o tratamento precoce. Imagina a riqueza de informações que ali foram ditas sobre a importância ou não, ou a aplicabilidade ou não desse tratamento. É o tema principal da CPI durante esses primeiros dias.


AQUI TEM VACINA

Enquanto várias cidades do país têm registrado a falta de vacinas para fazer a segunda dose, principalmente a Coronavac, aqui a situação é bem diferente. Segundo o Secretário Daisson Trevisol, aqui não teve e não vai ter esse risco de faltar o imunizante. Tudo isso porque o planejamento, visto a olho nu, foi bem elaborado e feito com muita competência pela área da saúde na sua totalidade.


IMPEACHMENT

Nunca na história política de Santa Catarina houve uma situação tão inusitada. Tivemos vários processos de pedido de impeachment de outros governadores, que sequer chegaram a ser aceitos pela mesa diretora da Assembleia. Porém tivemos sim CPIs e depois da conclusão dos fatos, foram para votação em plenário. É o caso do ex-govenador Paulo Afonso, nos casos das Letras, que foi absolvido antes da sua tramitação de fato. Porém, caso emblemático como esse do governador Moisés é inédito.


JULGAMENTO POLÍTICO OU JURÍDICO

O governador afastado Carlos Moisés é um caso inédito a ser estudado. Em menos de dois anos de mandato enfrentou dois processos de impeachment. O interessante é que ambos não por desvio do dinheiro público e sim por improbidade administrativa, sem dolo para os cofres públicos. o governador está sendo julgado sem culpa alguma, segundo os órgãos fiscalizadores principais do país, inocentando Moises de qualquer participação ou desvio nesses casos. Virou realmente um processo político não mais jurídico. É uma pena.

PUBLICIDADE


33 MILHÕES

Evidente que foram desviados ou roubados do cofre público do Estado 33 milhões de reais para compra de respiradors que nunca chegaram. Desses, já foram recuperados mais de 15 milhões, que aguardam liberação da justiça para os cofres do Estado. Dos envolvidos nesses desvios, alguns estão presos e outros usando tornozeleira eletrônica, até que o processo seja realmente julgado. Isso tem de ser registrado. O Estado foi lesado e a justiça vai fazer seu papel como muito bem vem fazendo.


CENÁRIO POLÍTICO

Escrevemos aqui que o prefeito Ponticelli será candidato nas eleições do ano que vem. Por enquanto especula-se que a Deputado Federal. Porém, nesta semana surgiram novos fatos para Ponticelli em 22. Especula-se também que caso Raimundo Colombo seja realmente o candidato do PSD ao governo, seu vice poderá sair dos progressistas. E o nome mais falado e cotado dentro da sigla do senador Amin é o do Prefeito Joares Ponticelli. Essa situação foi bem vista pelo ex-governador Colombo.


DESTAQUE DA CÂMARA 

Destaco nesta semana o vereador do Monte Castelo, Moisés Nunes (Progressista), aliás, morador e oriundo deste bairro há muitos anos. Porém, atende também todos os bairros da região. Sendo eles São Cristóvão, Sertão dos Correas, Oficinas, enfim. Moisés se preocupa no dia a dia com a população desses bairros e isso reflete no seu trabalho nas sessões da câmara de vereadores. Vereador Moisés é da base governista, e trabalha de forma simples, mas contundente, em relação ao desenvolvimento da cidade no seu todo. É de bom diálogo com todos, principalmente e quase diariamente com vários secretários da municipalidade.

PUBLICIDADE

ENTREVISTA

Entrevista da Semana com o Dr. Jean, vereador do PSD. Novo na política, mas em apenas cinco meses já está mostrando para que veio no meio político da cidade.


1. Como está sendo ser vereador e médico ao mesmo tempo?

R: Confesso que conciliar as escalas e agendas não está sendo fácil. Além de estarmos passando por uma situação complicada, a pandemia, ainda há os compromissos com a Unisul e a Sociedade de Anestesia do Estado de Santa Catarina.

2. Qual a receita para vencer este desafio?

R: Organização e a ajuda que estou recebendo da minha equipe, câmara de vereadores, meus colegas e amigos da área da saúde. Está dando certo!

3. Nesses cinco meses, já deu para ter uma ideia da responsabilidade de ser um vereador?

R: Diria que deu para sentir a responsabilidade desde a primeira sessão. Comparo com meu primeiro plantão como médico recém formado em 1998, onde pensei: “Não posso falhar com o paciente”! Agora, não posso falhar com o cidadão também!

4. Dá para perceber que sua equipe é eficiente. O senhor aparece bem nas redes sociais e na imprensa local.

R: Somos um “Time”! Nesses cinco meses, para cada conquista alcançada, nunca foi o "Eu", mas sim o “Nós”. Não teria conseguido nada sem a equipe e sou muito grato por isso. O universo conspira quando nos cercamos de pessoas do bem e é isso que tenho lá.

5. O senhor é um vereador livre nas suas ações ou é regido pelo seu partido nas votações?

R: O alinhamento partidário é normal, sempre dialogamos muito, mas na hora da assinatura, ninguém segura na caneta comigo, me foi deixado bem claro que sou livre nas minhas decisões e responsável por elas, nunca poderei culpar outras pessoas por decisões tomadas, elas são minhas e isso é muito bom.

6. O vereador teve aprovado e sancionado em tempo recorde um dos seus projetos apresentados.


R: Fiquei muito feliz, não só por nós, “o Time" , mas pelas pessoas que serão beneficiadas pelo projeto de lei e há poucos dias recebi a notícia que o mesmo projeto foi apresentado pelo deputado Ismael dos Santos (PSD) na ALESC. Numa das sessões comentei que o primeiro sonho era ter o projeto aprovado e sancionado no nosso município e depois, por que não, no nosso Estado? Liguei para o deputado e ofereci meu apoio.

7 . Qual a importância da Lei Lucas e suas finalidades?

R: A lei trata da capacitação de professores e colaboradores de locais como escolas, creches , entre outros, em noções básicas de primeiros socorros. Lucas foi um menino que morreu aos dez anos por um acidente que aconteceu na escola. Ninguém sabia o que fazer para ajudar o menino nos primeiros minutos, antes da chegada do atendimento especializado. Se alguém soubesse o que fazer, Lucas poderia estar vivo. Lucas queria ser jornalista, comentarista esportivo. Não queremos mais sonhos como esse interrompidos, todos somos capazes de salvar uma vida, só precisamos de treinamento!

8. Dr. Jean, tem pretensões políticas futuramente ou para por aqui?


R: Sim, tenho, mas o foco é no momento. Uma vez um grande amigo e colega de profissão, Doutor Flávio Vieira falou uma coisa que me marcou muito:“As pessoas não vão te reconhecer pelos títulos que você carrega, mas pelo trabalho que você vai executar e deixar”. Desde então tento executar meu trabalho da melhor maneira possível e não quero fazer diferente na política. Na medicina e na política, não se trata de mim, mas do próximo.

9. Suas considerações finais, vereador.


R: Considero que recebi uma ótima educação familiar e por isso agradeço muito aos meus pais. Fui ensinado que é bom ter orgulho, mas péssimo ser orgulhoso. Toda vez, na minha vida, quando o orgulho cresceu demais, Deus me colocou de joelhos, como um pai bondoso que ensina uma lição querendo o bem do filho. Essa pandemia nos ensinou que não somos onipotentes e precisamos uns dos outros. Lamento muito pelas vidas perdidas. Quero agradecer aos cidadãos de Tubarão, à minha esposa Denise, amor da minha vida, aos meus filhos João Pedro e Eduarda que são a razão do meu viver.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.