quinta, 28 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
19/01/2022 13h27

HNSC tem 150 colaboradores afastados por doenças respiratórias

São 150 profissionais de saúde afastados por suspeita e/ou confirmação da Covid-19 e influenza
HNSC tem 150 colaboradores afastados por doenças respiratórias

O Hospital Nossa Senhora da Conceição já contabiliza 150 profissionais de saúde afastados por suspeita e/ou confirmação da Covid-19 e influenza; destes 57 da área assistencial (que trabalham diretamente com pacientes). 


Os números refletem no atendimento a população que chega até a emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, todos os dias. A média de atendimento no setor por doenças respiratórias continua alta, e com a redução de profissionais, isso tem impactado ainda mais no tempo de espera, que hoje é feito através do protocolo de Manchester, um sistema de triagem que classifica os pacientes através de cores das pulseiras, definindo a gravidade de cada quadro.


Além dos atendimentos, os números das internações por doenças respiratórias também dobraram de janeiro em relação a dezembro, se analisarmos até o dia 17 deste mês. Ou seja, os pacientes internados no mês todo de dezembro, já se igualam aos números de janeiro. 


“A instituição está lidando, ao mesmo tempo, com a falta de profissionais afastados por terem contraído Covid/Influenza e o pronto-socorro cheio”, ressalta o diretor técnico, Dr. Eduardo Ali Dominguez. “Esta é uma realidade em todos os serviços de saúde do país. Nem no pico da segunda onda, por exemplo, nós tivemos tantos colaboradores afastados ao mesmo tempo.”

PUBLICIDADE

Segundo ele, é o momento que a instituição pede a colaboração da população quanto ao uso correto da emergência, só vindo ao local quando apresentar sintomas graves de doenças respiratórias. “Em casos leves, utilizem as Unidades de Saúde e a Policlínica. Isso serve para as gestantes também, caso precisem de atendimento. Só venha até o hospital em casos mais graves, garantindo sua própria segurança”, pede o diretor técnico.


Dr. Eduardo pontua ainda, a importância em respeitar as normas de segurança para evitar a transmissão do vírus. “O HNSC está permitindo acompanhante apenas para pessoas com deficiência, menores de 18 anos e acima de 60 anos e, ainda, para os casos em que os profissionais de medicina julgarem necessários acompanhantes. Vale destacar que as parturientes e puérperas têm direito por lei a acompanhantes. Isso é uma medida para diminuir o fluxo de pessoas dentro do ambiente hospitalar”, explica.


O cenário atual também obrigou o HNSC a suspender, por tempo indeterminado, as cirurgias eletivas, mantendo somente as de urgência/emergência e as de tempo sensível como oncologia e cardiologia. O afastamento de profissionais de saúde com doenças respiratórias obrigou a instituição a tomar esta decisão como forma de manter a qualidade e segurança nos atendimentos.


PUBLICIDADE

 “Hoje além da realidade da Covid, nosso maior público são casos não Covid, principalmente de alta complexidade, que estão represados há quase dos anos, impactando nossa estrutura de atendimento. A realidade fez com que os leitos de UTI Covid-19 junto à Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina não fossem renovados, pois precisamos dedicá-los as cirurgias de alta complexidade reprimidas. Hoje os pacientes que necessitam de internação intensiva para a Covid-19, estão sendo direcionados, via SisReg, para hospitais da região, com leitos credenciados”, explica.


Mesmo com este cenário difícil, o HNSC mantém sua política de atendimento de qualidade e humanização. “Temos certeza de que a população de Tubarão e região acompanha o trabalho da instituição e sabe da dedicação de todos os profissionais de saúde. Por isso, contamos com a colaboração de todos neste momento pandêmico para que a qualidade de vida e a saúde de todos seja mantida”, afirma.



HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.