
Durante a sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, a deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) e a senadora Leila Barros (PDT-DF) protagonizaram um bate-boca acalorado. As duas chegaram a se levantar e se encarar no plenário, precisando ser contidas por outros parlamentares.
O embate ocorreu logo após a aprovação unânime de pedidos de prisão preventiva para 21 investigados, ligados à operação Sem Desconto. Coronel Fernanda comemorou a votação com um animado “Aprovamos! Aprovamos!”, o que levou Leila Barros a responder que a base governista também havia votado a favor.
Assista:
A deputada relatou, confirmando o clima, que Leila teria dito “não tinha medo”, ao que ela rebateu no mesmo tom: “eu também não tinha medo”. Coronel Fernanda declarou mais tarde que o episódio “já passou”, enquanto a senadora ainda não comentou publicamente.
O destaque da sessão foi a aprovação dos pedidos de prisão preventiva destinados a 21 pessoas envolvidas no esquema de fraudes descoberto pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). A ação se originou da Operação Sem Desconto, que investiga esquemas de descontos não autorizados em benefícios previdenciários, desviando bilhões de reais de aposentados e pensionistas.
O pedido foi votado ainda durante o depoimento do advogado Eli Cohen, um dos delatores, e mesmo tendo sido inicialmente programado para o final, a votação foi antecipada pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), após questionamentos feitos por parlamentares.
