
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão realiza o 2º Exercício Simulado de Gestão de Desastres, tendo como objetivo treinar as equipes de resposta e preparar a população para situações reais de emergência. O foco da ação será em ocorrências provocadas por chuva intensa, com deslizamento de rochas e solo.
“O simulado é fundamental para fortalecer a integração das equipes e garantir uma resposta mais rápida e eficiente em situações reais de emergência”, destaca o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.
O primeiro simulado foi promovido pelo município no ano passado. Na ocasião, o tema foi uma inundação no bairro KM 60, com a simulação da elevação do nível do Rio Tubarão.
Agora, no 2º exercício, será simulado um cenário de instabilidade do solo após um período de fortes chuvas, com registro de deslizamento, mobilização das equipes, isolamento da área, atendimento às vítimas e atuação integrada dos órgãos de resposta.
A atividade acontecerá no domingo dia 1º de março, às 8 horas, com concentração no Centro Administrativo Municipal, na Rua Teresa Cristina, 250 – Oficinas. Após a organização das equipes, os trabalhos seguem para a Rua Bonifácio de Souza, no bairro Bom Pastor, onde ocorre a simulação principal.
Todas as secretarias municipais que integram o Plano de Contingência participam do simulado, além de instituições parceiras como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Municipal, a Polícia Militar Rodoviária e o Exército Brasileiro.
A operação envolve a mobilização de viaturas, ambulâncias, equipes técnicas, veículos de resgate, caminhões de apoio, além de embarcações e outros recursos normalmente utilizados em ocorrências de desastres, reproduzindo, de forma controlada, as condições de uma situação real de emergência.
