
Santa Catarina deverá se preparar para um fim de semana marcado por temperaturas elevadas com temporais intensos. O Litoral terá chuva mais frequente, enquanto o Oeste e os Planaltos enfrentam pancadas isoladas entre a tarde e à noite.
A passagem de uma frente fria, combinada com um sistema de baixa pressão, cria condições para temporais em todas as regiões entre sexta-feira (20) e a madrugada de sábado (21). O risco é maior nas áreas litorâneas.
No Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, permanece a condição típica do verão, com temporais isolados entre as tardes e noites desde sexta-feira (20) até segunda-feira (23), devido ao calor. Contudo, esses temporais podem ocorrer com forte intensidade, trazendo risco de alagamentos, destelhamentos e queda de árvores.
No sábado (21), a circulação marítima mantém a chuva frequente no Litoral, principalmente em áreas costeiras entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis. As temperaturas variam de 17°C a 34°C no Oeste e Extremo Oeste e de 17°C a 31°C no Meio-Oeste. No Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os termômetros ficam entre 22°C e 26°C, enquanto no Alto Vale, Planalto Norte e Litoral Sul variam de 18°C a 25°C. No Planalto Sul, as temperaturas oscilam entre 14°C e 23°C.
No domingo (22), a instabilidade diminui no Litoral, com períodos de melhoria e aumento nas temperaturas. Ainda assim, no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, permanecem condições para temporais isolados entre a tarde e à noite.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina orienta a buscar abrigo em locais seguros e evitar atravessar áreas alagadas em caso de chuvas intensas. O órgão também reforça a importância de acompanhar diariamente os boletins e avisos meteorológicos.
Foto: Airton Fernandes/SDC.
