quinta, 25 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Segurança
27/05/2020 14h30

Tubarão 150 anos: polícias civil e militar garantem segurança e desenvolvimento da cidade

Comandante da PM e delegada regional falam sobre operações de combate ao crime e apresentam alguns dados sobre ocorrências registradas nos últimos meses
Tubarão 150 anos: polícias civil e militar garantem segurança e desenvolvimento da cidade

Além de ser reconhecida por sua hospitalidade e aconchego, Tubarão também pode ser considerada uma cidade segura para morar. De acordo com a última pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o município é o terceiro menos violento do Estado de Santa Catarina e ficou na posição de 15º lugar entre as cidades menos violentas do Brasil.  


Segundo o tenente-coronel Lisboa, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, o resultado é devido ao trabalho de cooperação das forças públicas de segurança da cidade. Ele ressalta que a Polícia Militar presta o serviço de segurança desde os primórdios.


 “A Polícia Militar esteve sempre presente na rotina dos tubaronenses durante esses 150 anos do município, garantindo condições para o desenvolvimento da cidade, modernizando-se continuamente, atuando de forma confiável e cada vez mais engajada com a comunidade”, afirma.


Para a Delegada Regional de Polícia Civil Vivian Garcia Selig, apesar da classificação de destaque, cada cidadão deve permanecer vigilante. “Com certeza Tubarão continua sendo uma cidade segura de se morar. Todavia, o zelo deve ser constante, sendo importante salientar as condutas preventivas, pois, segurança pública é dever do Estado, mas direito e responsabilidade de todos nós, portanto, como cidadãos, devamos permanecer vigilantes, essencialmente, aos novos padrões de criminalidade que se apresentam por intermédio das ferramentas tecnológicas que estão à nossa disposição”, alerta.




Segurança em meio à pandemia


Desde o início da pandemia do novo coronavírus, os órgãos de segurança pública do município continuam suas operações para garantir a ordem e o desenvolvimento de Tubarão. A polícia militar registrou aumento no número de ocorrências e segue o trabalho de combate ao crime. “A Polícia Militar está trabalhando arduamente na fiscalização para o combate à propagação do coronavírus e continua na linha de frente nas operações contra o crime, no atendimento à população e na garantia da segurança do cidadão, cumprindo suas mais diversas atribuições no âmbito da segurança pública pautada na técnica e na inovação”, ressalta o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar.




Aumentam ocorrências de perturbação do sossego

A delegada regional Vivian Garcia Selig afirma que por se tratar de atividade essencial de Estado, a Polícia Civil, desde o início da pandemia pela Covid-19, permanece atuando em sua atividade de apuração das infrações penais e de polícia judiciária, demonstrando o controle da ordem pública de forma efetiva.


 “O número de ocorrências tem se mantido equilibrado durante esse período, com positiva diminuição nos fatos mais graves, ou seja, crimes cometidos com violência ou grave ameaça.”


Segundo a delegada, neste período de pandemia houve severo crescimento nas contravenções de perturbação do sossego e denúncias de descumprimento dos decretos estaduais e normativas municipais. Os casos envolvendo violência doméstica tiveram leve diminuição no mês de março e médio avanço no mês de abril. 


Ela ainda salienta a ausência de feminicídio no ano de 2020 no município. “Um dado positivo foi o incremento dos registros de ocorrência por intermédio da Delegacia Virtual. Atualmente, mais de 70% destes são efetuados pela plataforma, evitando-se deslocamentos desnecessários”, informa.

PUBLICIDADE
Balanço da PM do 1º semestre de 2020


Mais de quatro mil ocorrências policiais atendidas

352 agentes de crime presos no município

 24 armas de fogo retiradas de circulação



Tráfico de drogas

 Apreendidos:

 87kg de Maconha

 1,3 kg de Crack

 2kg de Cocaína

170 comprimidos de ecstasy



Sede da delegacia regional sul de combate à corrupção


O município de Tubarão foi escolhido para sediar a Delegacia Regional Sul de Combate à Corrupção, que atende os municípios de Paulo Lopes a Araranguá. A 2ª DECOR-Tubarão foi ativada no mês de maio e tem a função de prevenir, reprimir e combater a corrupção, investigar crimes praticados contra a Administração Pública Estadual e atuar em ações que demandem conhecimento especializado para a solução.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.