sexta, 29 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Variedades
12/02/2021 12h45

Bebê nasce com anticorpos contra a Covid-19 após mãe ser vacinada, aponta estudo preliminar

Anticorpos contra o coronavírus foram detectados no sangue do cordão umbilical. A mãe recebeu uma dose da vacina da Moderna três semanas antes do parto
Bebê nasce com anticorpos contra a Covid-19 após mãe ser vacinada, aponta estudo preliminar

Pesquisadores da Universidade da Flórida (EUA) relataram aquilo que eles classificam como o primeiro caso no mundo de anticorpos contra a Covid-19 encontrados em um recém-nascido. A mãe, uma profissional de saúde da linha de frente, recebeu uma dose da vacina da Moderna três semanas antes do parto.

O estudo é preliminar e foi publicado na plataforma medRvix. Ele ainda não foi revisado por outros cientistas.

“Demonstramos que os anticorpos IgG contra SARS-CoV-2 são detectáveis em uma amostra de sangue do cordão umbilical de recém-nacidos após uma única dose da vacina. Portanto, existe potencial para proteção e redução do risco de infecção de SARS-CoV-2 com a vacinação materna”, dizem os cientistas.

Os pesquisadores alertam que mais estudos serão necessários para saber a quantidade de anticorpos neutralizantes virais presentes nos recém-nascidos de mães que são vacinadas antes do parto. Eles também explicam que a duração da proteção do anticorpo ainda é desconhecida.

PUBLICIDADE
Vacinação de grávidas


No Brasil, o Ministério da Saúde diz que a vacinação de gestantes poderá ser realizada "após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios e com decisão compartilhada, entre a mulher e seu médico prescritor".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a imunização de gestantes com alto risco de exposição ao coronavírus, como no caso de uma profissional de saúde ou com comorbidades. "A vacinação pode ser considerada se discutida com seu médico", alerta a OMS.

PUBLICIDADE

Fonte: G1
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.