quinta, 25 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
08/10/2021 11h54

Haroldo Silva, o Dura: confira os destaques na coluna política da semana

Semanalmente, às sextas-feiras, são publicadas suas análises sobre a política regional no nosso caderno especial
Haroldo Silva, o Dura: confira os destaques na coluna política da semana

Trânsito em debate


Foi uma semana intensa. Descobrimos que somos 100 mil engenheiros de mobilidade e que podemos opinar positivamente ou negativamente. A critica sempre é bem vinda para alguns entre “ ”. Porém, concordo que toda ação pública, seja ela de âmbito federal, estadual ou municipal sempre terá os prós e os contra – e isso é fato; e podemos analisar e muitas vezes colaborar nesses assuntos de uma forma geral. O que não podemos é radicalizar em todos os sentidos.


Adaptações necessárias


Voltamos ao trânsito, especificamente, o pós inauguração da ponte Paulo Osny May, que, depois das várias tentativas de adaptações, melhorou muito. Adaptações, experiências, uma falha aqui outra ali, podem acontecer, mas não podemos negar que experiências se fazem com resultados na prática. Isso aconteceu e mereceu críticas e, por que não, elogios após as mudanças. Sou daqueles que gosta de esperar, dar tempo ao tempo para ver os resultados acontecerem.


TRÂNSITO PROBLEMÁTICO


A ponte que foi inaugurada é bem-vinda, mas óbvio que numa cidade como a nossa, que tem quase 100 mil veículos automotores, entre motos, carros, caminhões, não é fácil lidar com trânsito, temos que ter esse entendimento. Onde, para complicar, passa um belo rio cortando a metrópole de fora a fora. Onde passa quase no seu centro uma BR-101, onde passa um trilho da nossa ferrovia, que está no centro. Tudo isso porque a cidade cresceu sem planejamento. Com o crescimento desordenado desde a sua fundação, é óbvio que os problemas vêm juntos. Ainda bem que eu estou no século XXI.

PUBLICIDADE

Paciência sempre


Depois de algumas experiências, me parece que o epicentro da discussão da última semana sobre o trânsito causado pela ponte Paulo Osni May se acalmou e os resultados da experiência apareceram. Bola pra frente. Afinal, os engenheiros nem sempre são donos das verdades e da exatidão dos seus projetos. O melhor mesmo é sempre experimentar, tentar e acima de tudo ouvir as reclamações e queixas de quem dirige aqui na metrópole, principalmente em dias chuvosos. Óbvio que planejamento é uma palavra muito falada e bem-vinda, mas quando não se tem, talvez o achismo pague um preço muito alto. Paciência sempre é o melhor remédio contra o estresse.


ORGULHO DESEMBARGADOR


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), deu posse na quarta-feira (6) ao desembargador tubaronense Júlio Knoll, no cargo de Juiz Substituto da Corte Eleitoral no biênio 2021/2023. É com muito orgulho que fazemos essa nota, uma vez que o magistrado nunca negou seu carinho e respeito por essa cidade e região. Só para lembrar, o dr. Júlio foi juiz eleitoral aqui em Tubarão por quatro oportunidades, bagagem e conhecimento não lhes faltarão. Desejamos sucesso ao desembargador Júlio Knoll nessa empreitada e o parabenizamos por mais essa conquista.


FELIPE ESTEVÃO TRABALHANDO


O deputado estadual Felipe Estevão (PTB) irá concorrer na eleição de 2022 a uma vaga de deputado federal. Por isso, não cansa de trabalhar em todo o estado em busca da realização desse novo projeto. Felipe Estevão tem o apoio incondicional do presidente do seu partido, o deputado Kenedy Nunes, e também de uma grande parcela do evangélicos do sul do estado. Tem entregue emendas importantes para muitas cidades da nossa região. Entendo, que o trabalho que o deputado vem realizando já começou a surtir efeitos positivos, principalmente aqui na região sul.


Gelson Bento deixa a liderança


A coluna já havia antecipado há duas semanas que isso poderia acontecer e aconteceu. O vereador Gelson Bento deixou a liderança do governo na última segunda-feira. Gelson deixa um legado de muito trabalho e competência enquanto atuou como líder. Venceu todas as batalhas envolvendo executivo e oposição no quesito aprovação de projetos. Usou bem e estrategicamente a seu favor o fato da base ser maioria na casa legislativa. Gelson Bento sai como líder, mas continuará dando apoio ao executivo.

PUBLICIDADE

HOMENAGEM AOS VEREADORES


O que me deixa triste é ver vereadores que atuam plenamente dentro da legislatura atual de fato e de direito, ficarem fora da homenagem no dia do vereador, onde a câmara postou uma foto sem os atuais vereadores. Isso porque são apenas suplentes. Trata-se da vereadora Ritinha e do vereador Barba. A foto aqui da coluna homenageia os dois vereadores que ficaram de fora da homenagem no dia do vereador, 1º de outubro. É bom lembrar para os desavisados que o vereador hoje é quem atua na legislatura e não quem optou por ser secretário. Até voltarem, claro.


MPSC em ação


Li no Noticon que a promotora Cristine Angulski da Luz pediu a suspensão da lei complementar 287/2021, que autorizou a negociação da área onde ficava o Ginásio Otto, no bairro Aeroporto. A promotora, ao analisar os fatos, entende que a área é de interesse público e há desvio de finalidade, já que o local foi cedido ao município para construção de uma Praça Pública. A defesa d executivo deve entrar em ação imediatamente. Vamos ver os próximos capítulos em breve.


EDIS FORAM AVISADOS


Os nossos vereadores há muito vem sendo patrolados pelo executivo na questão de aprovação de projetos com regime de urgência e urgentíssima. A oposição única do vereador Tancredo vem avisando a cada sessão que um dia o anzol iria engalhar. Pois está aí o primeiro acontecimento. E agora o discurso da oposição vai ser dobrado e tem que ser ouvido. Por enquanto só isso.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.