quinta, 25 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
22/10/2021 09h24

Haroldo Silva, o Dura: confira os destaques de política na coluna semanal

Semanalmente, às sextas-feiras, são publicadas suas análises sobre a política regional no nosso caderno especial
Haroldo Silva, o Dura: confira os destaques de política na coluna semanal

Novidade eleitoral


Fui buscar mais informações sobre a novidade eleitoral que surgiu após a promulgação da Lei 1.208/2021 pelo Congresso. Ela define o funcionamento do tipo de associação entre os partidos. Surge então a FEDERAÇÃO de partidos, que pode ter caráter permanente, ao contrário de uma coligação. Vou relatar mais em outras colunas sobre o tema, que é muito importante, e já vale para a próxima eleição. Afinal, qual a diferença entre FEDERAÇÃO E COLIGAÇÃO?


Coligações


As coligações têm natureza eleitoral, são efêmeras e sempre se extinguem após a eleição – em tese, se fazem coligações para ganhar o pleito, não para governar. Já vimos exemplos bem pertinho de nós em que alguns dias após a vitória, na hora da partilha do poder, os desentendimentos entre prefeitos e vices são mostrados às claras e saem durante a lua de mel falando que foram traídos, enganados ou coisa tal. A tragédia eleitoral está anunciada e o rompimento está claro. De que adiantou ganhar as eleições?

PUBLICIDADE

FEDERAÇÃO

Já na FEDERAÇÃO de partidos, que é a novidade eleitoral, entre outras vantagens é que elas podem durar muito mais tempo. Elas serão formadas por partidos com afinidades programáticas, durando pelo menos os quatros anos de mandato. Se algum partido deixar a FEDERAÇÃO após a vitória nas eleições, antes do prazo de 4 anos, sofrerá punições, tais como a proibição de utilizar o fundo partidário, que é a razão de sua existência.


Fidelidade partidária


As FEDERAÇÕES são equiparadas a partidos políticos, elas podem, inclusive, celebrar coligações majoritárias com outros partidos políticos, mas não os partidos integrantes de forma isolada. A FEDERAÇÃO deverá ter um estatuto, assim como um partido político, que deverá disciplinar questões como fidelidade partidária ou a federação. Nas eleições de 2022, as federações vão valer para deputado estadual e federal.


PEC 5 DA VINGANÇA PERDEU


Foi uma derrota do presidente da Câmara junto com o governo, que queria a aprovação da PEC 5, graças ao bom senso de alguns deputados federais e da sociedade de um modo geral, que fez pressão nos últimos dias; finalmente a PEC 5 da vingança foi derrotada. Para as pessoas de bem, não havia motivo algum em querer controlar e interferir no MP de um modo geral. Pelo menos vamos passar uma semana com boas notícias vindo do outro planeta chamado BRASÍLIA.


Na oposição


Estou apurando uma informação sobre a decisão do destacado vereador Felipe Tessmann em se tornar opositor ao governo municipal. O que me estranha muito é saber que Tessmann foi eleito por um partido que foi opositor ao governo na eleição de 2020, porém o vereador aplicou a máxima desde o início que votaria conforme sua consciência, mas o que se viu até agora em quase 95% foi que votou com o governo. Dizer que vai agir na oposição agora é voltar uns passos atrás e retornar à posição que as urnas o colocaram. Nada mais justo com seus eleitores.

PUBLICIDADE

CANDIDATO DO PT


O presidente estadual do PT Décio Lima estará em Tubarão na próxima semana e uma das suas missões será fechar as candidaturas proporcionais do partido. A prioridade, em todas as regiões, é de nomes que realmente representem um espírito de renovação e aqui em Tubarão a intenção vai ser convencer o jornalista Matheus Madeira, de 38 anos, a aceitar o desafio. Madeira foi o candidato do PT a vereador nas últimas eleições, sendo o mais votado do partido.

Segundo apurei, falta muito pouco para que tenhamos mais um candidato a deputado estadual na nossa região.


Ministro em Laguna


A articulada vereadora Deise e vice-presidente da câmara de Laguna, ciceroneou na última semana, juntamente com outras autoridades o Ministro do Turismo Gilson Machado Neto (PSC), que fez entregas na cidade, continuando assim privilegiando a história da nossa querida Laguna. A vereadora Deise, durante este ano, fez várias visitas ao gabinete do Ministro em Brasília e o mesmo prometeu e cumpriu sua promessa visitando a cidade juliana.


O ENCONTRO DO PTB


Foi além do esperado o número de simpatizantes do PTB, no encontro realizado aqui em Tubarão na última semana. A tônica principal foram os discursos ali proferidos, todos conservadores defendendo suas ideias e seu programa. Além da presença dos deputados estaduais Ana Campagnolo e Felipe Estevão, como também do deputado e presidente do partido Kennedy Nunes. Além desses, se fizeram presentes o prefeito de Capivari de Baixo Vicente Correa e do vereador Jean Machado Abreu (PSD), particular amigo do deputado Felipe Estevão. Vou novamente buscar a máxima de Confúcio: “uma imagem vale mais que mil palavras”.


Dep. Zé Milton declarado


Articulados e capitaneados com indução do deputado estadual do Progressista José Milton Scheffer (PP), os prefeitos do extremo sul de SC declararam apoio a filiação do governador Moisés no partido, para concorrer, acredite, às próximas eleições na majoritária, como se o partido não tivesse nomes próprios para tal função. Sinceramente, não entendo o porquê desse apoio quase impossível nas hostes progressistas do deputado aos nobres prefeitos.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.