sexta, 29 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Variedades
27/10/2021 11h01

No mundo: Michelin e GM anunciam pneu que funciona sem ar e não fura

Ainda não há uma data exata para os pneus começarem a ser vendidos no mercado
No mundo: Michelin e GM anunciam pneu que funciona sem ar e não fura
A Michelin e a General Motors apresentaram nesta semana um projeto no qual elas vem trabalhando juntas desde 2017: o Uptis, sigla em inglês para Sistema Único de Pneu à Prova de Furo.


O Uptis é um pneu que roda sem ar e não corre o risco de furar. Para isso, ele foi construído utilizando borracha regular e fibra de vidro, além de outros compostos voltados para sustentabilidade. 


A ideia é “imitar” o que é feito nos veículos lunares, ou seja, dispensar o ar pressurizado e adotar o uso de pequenos raios feitos de plástico reforçado com vidro, que servem de apoio à banda de rodagem.

PUBLICIDADE
“A tecnologia sem ar permite que a Uptis reduza o risco de pneus furados e outras falhas de perda de ar que resultam de furos ou perigos na estrada”, explicou a marca em seu site oficial. “Quando aplicada à produção em grande escala, essa característica significa que o Uptis oferece um potencial significativo para reduzir o uso de matérias-primas e resíduos”, completou.


A ausência de ar comprimido e a utilização de materiais diferentes para a fabricação dos pneus sem ar e que não furam foram destacadas pela Michelin como benéficas para o meio-ambiente. 

PUBLICIDADE

Segundo a marca, aproximadamente 200 milhões de pneus em todo o mundo são sucateados prematuramente a cada ano por conta de perfurações, danos causados ​​por perigos na estrada ou pressão de ar inadequada, que acaba causando desgaste irregular.


Ainda não há uma data exata para os pneus sem ar e que não furam da Michelin começarem a ser vendidos no mercado, mas a previsão é que eles sejam oficialmente lançados em 2024. Em relação aos preços, até o momento, nem General Motors nem a fabricante de pneus deram qualquer dica para os consumidores.


Foto: Divulgação Michelin


Fonte: Canal Tech
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.