sábado, 14 de dezembro de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
13/12/2024 12h55

Haroldo Silva, o Dura: confira os destaques de política na coluna desta semana

Semanalmente, às sextas-feiras, Haroldo Silva, o 'Dura' traz suas análises de política ao HC Notícias. Confira!
Haroldo Silva, o Dura: confira os destaques de política na coluna desta semana

POLITICANDO

 

A) O FUTURO

 

O que esperar do futuro governo Soratto/Denis, a partir de 1° de janeiro de 2025? É um questionamento que requer uma análise na devida resposta. A expectativa sobre um novo governo municipal costuma girar em torno de propostas concretas e ações que tragam melhorias reais para a cidade e para a população. Em geral, espera-se que a nova gestão seja marcada por transparência, compromisso com as demandas da comunidade e eficiência na execução de políticas públicas, como foi dito durante a campanha eleitoral.

 

B) ALGUNS PONTOS IMPORTANTES

 

O novo governo tem que fazer uma gestão eficiente e transparente: a população espera uma administração que faça bom uso dos recursos públicos, priorizando áreas essenciais como saúde, educação, transporte e segurança. Além disso, a transparência na tomada de decisões é fundamental para gerar confiança.

 

OUTROS PONTOS

 

Outro ponto importantíssimo seria fazer melhorias nos serviços públicos, Investir na qualidade de serviços básicos, como atendimento médico, farmácia, o término da UPA, infraestrutura escolar e pedagógica, bem como o embelezamento da cidade, os famosos tapa buracos, e porque não, um novo terminal de passageiros e transporte público acessível, entre outras, não menos importantes, são demanda constante da sociedade. 

PUBLICIDADE

C) MAIS DEMANDAS

Desenvolvimento econômico e social é muito importante para ser olhado pela nova gestão municipal. Devem sobretudo promover o desenvolvimento local, criando oportunidades de emprego, incentivando pequenos negócios e atraindo investimentos que gerem benefícios duradouros para a cidade. Um aspecto essencial é a criação de canais efetivos para a participação dos cidadãos nas decisões políticas, como audiências públicas e consultas populares. Isso fortalece a democracia e faz com que as ações da prefeitura reflitam as reais necessidades da população e dela própria. Será que isso é pedir demais?

 

D) TEMPO AO TEMPO

Eleição é uma coisa, governar é outra coisa bem diferente. Os futuros gestores precisam antes de tudo pensar a cidade, suas prioridades imediatas e a longo prazo. A população tem que dar tempo ao tempo, nada no afogadilho, como munícipes precisamos jogar juntos com paciência e sabedoria. Não podemos esquecer que a moral e ética da cidade foram abaladas fortemente e sua reconstrução requer tempo.

 

SOBRE AS DÍVIDAS

Por mais que as pessoas duvidem do valor divulgado da herança (leia-se dívida), deixada para o novo governo que vai se instalar no dia 1 de janeiro de 2025, a verdade é que ela existe de fato e o novo governo vai ter que continuar pagando. São aproximadamente 775 milhões de reais que o novo prefeito tem que administrar. Segundo explicou o prefeito Jairo Cascaes no programa Entrevista Tubá no último sábado, item por item desta dívida, que está a disposição no portal da transparência da prefeitura. 

PUBLICIDADE

RECORDAR É VIVER

É bom lembrar que em 2017, Joares Ponticelli e Caio também receberam uma herança (dívida) das mãos do ex-prefeito Olavio Falchetti, 220 milhões de reais aproximadamente. O discurso da época foi o mesmo discurso de hoje e serão os discursos do futuro. O interessante é que essas são dívidas para pagar a curto, médio e a longo prazo. Só dos Leasing do ISS dos bancos de 2003 são uns 130 milhões, deixados para o novo prefeito começar a pagar em 2025. Essa é uma dívida nova.

 

PRESIDÊNCIAS DEFINIDAS

Não deve haver mais surpresas na composição da mesa diretora da Câmara de vereadores no tocante à presidência, para os próximos quatro anos. Ficou definido que o PSD e o PL irão comandar a Câmara por dois anos cada um. Isso quer dizer que o PL ficará com o primeiro ano e o último ano da nova legislatura e o PSD ficará com o segundo ano e o terceiro.

 

OS PRESIDENTES

Ficaram assim definidos os nomes de cada partido. Pela ordem: primeiro ano, Nilton de Campos (PL); segundo ano, Everson Martins (PSD); terceiro ano, Rafael Tchê (PSD) e no último ano será presidente o vereador Filipe Tessmann (PL).

 

PODE DAR CERTO

Na composição do governo para ocupar cargos comissionados no primeiro escalão até agora as indicações do PSD e do MDB foram mais políticas do que técnicas. Já o PL, do prefeito Soratto, nem tanto política e muito mais técnicas. Isso não significa que os indicados do PSD e do MDB não sejam conhecedores das áreas que irão ocupar. Juntando essa combinação no poder público, com certeza, dará bons resultados.

 

SÓ ALEGRIA

 

 Do sonho à realidade, o glorioso Botafogo fez por merecer o título da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em menos de uma semana. Agora querem ir mais longe. Sempre se dizia que a torcida do Botafogo aqui na cidade cabia numa Kombi e agora apareceram milhares de torcedores, todos felizes, gritando “é campeão!”. Um torcedor em especial nos momentos ruins e neste exato momento de felicidade tem o direito de gritar "É Campeão". Este é o desembargador botafoguense Dr. Júlio Knoll. Dr Júlio, botafoguense de nascença, é o meu destaque desta coluna, uniformizado.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.