Se você é fã de feijoada e de boas histórias, aqui vai uma que vale a pena conhecer — e saborear. Leonardo Alves Stupp, de 34 anos, é o responsável pela maior feijoada de bar do Sul de Santa Catarina. Natural do bairro Vila Esperança, em Tubarão, ele realiza neste sábado (19), a partir das 12h, mais uma edição do evento que virou tradição entre amigos, famílias e amantes da boa comida. A feijoada será servida no Restaurante Silva/Bar do Lauri, atrás do Posto Presidente.
Tudo começou como uma conversa despretensiosa entre amigos, num bar. “Ah, vamos fazer uma feijoada?” Foi nesse espírito que Leonardo, conhecido na região por seu talento na cozinha, decidiu preparar uma panelada para 20 pessoas. O sucesso foi tanto que os números só aumentaram: 50, 80, 128 e, agora, 150 pessoas. “Essa edição tá lotada. Já tive que parar de vender. A próxima a gente pensa em fazer em um espaço maior”, diz o cozinheiro, entre risos.
Mas a fama da feijoada não é só pelo sabor. O preparo impressiona: são cerca de 140 a 150 kg de comida, feitos em um tacho de alumínio de 135 litros. Para sustentar o peso da panela cheia, Leonardo mandou construir um fogareiro reforçado numa metalúrgica, com rodas de caminhão e estrutura de ferro rústico. “É pesado demais. Tem que ser três ou quatro pessoas pra erguer o tacho”, explica.
No total, são usados mais de 70 kg de carnes. O processo começa três dias antes, com etapas de fervura, limpeza e descanso dos ingredientes. Leonardo conta com o apoio de um auxiliar no dia do evento, mas grande parte do trabalho é feito por ele mesmo.
Para quem quiser acompanhar o trabalho ou entrar em contato, o Instagram é @espetomania e o telefone para contato é (48) 99608-5046.