Segundo o gerente regional da Celesc, Giocondo Tasso, uma reunião já está em planejamento e será marcada com a Cosip e com empresas de telefonia e internet para que haja uma 'higienização' no emaranhado.
Na última segunda-feira, 19, um acidente na Rua Tubalcain Faraco colocou em evidência um problema persistente que preocupa moradores em Tubarão: o emaranhado de fios nos postes da cidade. Um caminhão que passava pelo local arrebentou os fios, incluindo os de alta tensão, resultando em um congestionamento que paralisou o trânsito por quase uma hora.
Este não é um caso isolado. Há algumas semanas, uma matéria abordou os perigos enfrentados pelos moradores do bairro São Bernardo, onde postes caíram e os fios quase tocaram o solo.
A quem cabe a responsabilidade por essa situação? Esta é a pergunta que muitos têm feito. A Celesc, empresas de telefonia, ou o aumento na instalação de fios de internet são os principais alvos de questionamentos. Para esclarecer essas questões, buscamos o gerente regional da Celesc, Giocondo Tasso. Em uma entrevista, Tasso explicou a complexidade da situação:
"As compartilhadas são instaladas abaixo da rede da Celesc, até uma determinada altura. Ocorre que o problema é que em muitos casos a fiação de internet, telefone, entre outras, vão ficando sem uso e as compartilhadas não retiram, por mais que solicitemos. Desta forma, esta mesma fiação vai caindo e comprometendo a altura da via pública", disse Giocondo Tasso.
Ele também ressaltou as medidas que estão sendo tomadas para resolver o problema: "A Celesc em alguns municípios do Estado está fazendo uma força tarefa com Prefeitura e Compartilhas no sentido de fazer uma higienização. Aqui em nossa Regional, estou conversando com o Dionísio de Quadros (ca Cosip, ligada à Prefeitura de Tubarão) para fazermos algo semelhante para limparmos a cidade. Logo deveremos marcar uma reunião com as compartilhadas para tal ação, bem como montar alguns critérios para não ocorrerem novamente", pontuou o gerente regional.