
O tornado registrado hoje no fim da tarde e no início da noite (28) em cidades do Noroeste do Rio Grande do Sul é apenas uma das manifestações iniciais do fenômeno El Niño, cujo um dos principais impactos é o aumento nas precipitações e ocorrências de eventos extremos no Sul no Brasil.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, em publicação nas suas redes sociais, a tendência para os próximos meses, especialmente de setembro até janeiro, é de que a ocorrência de temporais, tornados, vendavais, granizo, enchentes e demais fenômenos seja cada vez mais comum, o que torna o alerta e o monitoramento constante essenciais para evitar tragédias climáticas.
“Infelizmente, a previsão se confirmou”, comenta Scheuer. “Essa é uma das consequências do El Niño que está recém começando. Vai piorar nos próximos meses — setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro, isso vai acabar se tornando rotineiro. Vamos ficar no monitoramento, gente. Eu sei que ainda tem muito para acontecer, mas, esse é o caminho. É o El Niño dando suas caras. Ainda não estamos em fase de super El Niño, mas vai piorar. Vai piorar mais, vamos seguindo no monitoramento”, alerta Scheuer.
