
Rogéria Bolsonaro (PL), mãe do candidato do partido à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, anunciou nesta quarta-feira (29) que disputará uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026 pelo estado do Rio de Janeiro.
O anúncio foi feito por meio das redes sociais. Na publicação, Rogéria afirmou que recebeu a missão de representar o partido na disputa e declarou que pretende conduzir a campanha com "coragem e disposição".
A definição da candidatura encerra as especulações de que ela poderia integrar a chapa de Márcio Canella (União Brasil) como suplente ao Senado. Nos bastidores, dirigentes do PL avaliaram que a ex-vereadora teria maiores chances de conquistar uma cadeira na Câmara Federal e contribuir para ampliar a bancada da legenda.
Aos 66 anos, Rogéria Bolsonaro já exerceu dois mandatos como vereadora do Rio de Janeiro, entre 1993 e 2000. Em 2020, voltou a disputar uma vaga na Câmara Municipal, mas terminou a eleição na condição de suplente.
A candidatura também ocorre em um cenário no qual nenhum dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro concorrerá a cargos de deputado federal ou senador pelo Rio de Janeiro. A estratégia do PL é manter a influência política da família no estado por meio da campanha de Rogéria.
Família Bolsonaro nas eleições de 2026
Com a confirmação da candidatura de Rogéria, os integrantes da família Bolsonaro estarão distribuídos em diferentes disputas eleitorais neste ano.
Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deixou de disputar a reeleição ao Senado para concorrer à Presidência da República. Carlos Bolsonaro será candidato ao Senado por Santa Catarina, enquanto Jair Renan Bolsonaro disputará uma vaga de deputado federal também por Santa Catarina. Já Eduardo Bolsonaro, que atualmente mora nos Estados Unidos após ter o mandato de deputado federal cassado, pretende concorrer como suplente ao Senado por São Paulo.
Cenário político no Rio
A definição do nome de Rogéria acontece em meio às negociações entre o PL e a Federação União Progressista (União Brasil e PP) para a formação da chapa majoritária no Rio de Janeiro.
Márcio Canella continua sendo o indicado para disputar uma vaga ao Senado na chapa liderada por Douglas Ruas (PL), mesmo após ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal no início do mês. Posteriormente, ele foi solto e teve a tornozeleira eletrônica retirada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo integrantes do PL, a expectativa é de que a aliança entre os partidos seja mantida e que a candidatura de Canella ao Senado seja confirmada.
