Quarta, 29 de julho de 2026
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
29/07/2026 11h14

Morre aos 81 anos Arilton Fernandes Pereira, referência do movimento sindical em Tubarão

Nascido em 1945, Arilton formou-se técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Tubarão
Morre aos 81 anos Arilton Fernandes Pereira, referência do movimento sindical em Tubarão

Faleceu aos 81 anos Arilton Fernandes Pereira, figura de destaque no movimento sindical de Tubarão e reconhecido por décadas de dedicação às categorias comerciária e bancária do município.

 

Nascido em 1945, Arilton formou-se técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Tubarão. Iniciou, então, uma trajetória que o consagraria como secretário-executivo do Sindicato dos Comerciários e do Sindicato dos Bancários, função que exerceu por mais de 30 anos.

PUBLICIDADE

À frente das duas entidades, conduziu convenções coletivas de trabalho, rescisões contratuais e a administração sindical, sempre pautado pela ética e pelo bom relacionamento. Essas características lhe renderam o respeito e a amizade de empregadores e trabalhadores. Em uma cidade de forte vocação comercial, sua atuação também foi marcante junto à categoria bancária, liderando grandes assembleias, convenções coletivas e movimentos grevistas, sempre com foco no diálogo e na construção de acordos entre as partes.

 

Idealizador nato, levava suas propostas às diretorias das entidades, que as transformavam em ações. Foi assim que surgiram iniciativas como a farmácia dos bancários e convênios nas áreas de saúde e serviços, entre eles assistência médica e barbearia, benefícios que marcaram sua passagem pelos sindicatos e deixaram um legado em favor de duas categorias fundamentais para a cidade.

PUBLICIDADE

Na vida pessoal, Arilton era reconhecido como o grande agregador da família. Deixa a esposa, Marirose Colaço Pereira, os filhos Arilton Collaço, servidor do Judiciário no Fórum de Capivari de Baixo, e Marlon Collaço Pereira, procurador do Município de Tubarão. Era o quinto de sete irmãos e deixa também os netos Guilherme e Luiza.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.