No município, a superpopulação de animais já virou um problema de saúde pública. Fique atento! O cadastro começa na próxima semana
Na tarde de quarta feira (14), foi a assinada a Ata de Registro de Preço para contratação de empresa especializada para a realização de procedimento de esterilização cirúrgica e implantação de microchip em cães e gatos em Laguna no valor de até R$ 159.300,00.
A empresa contratada foi a Amigo Bicho, localizada no Mar Grosso. O principal benefício esperado é o suporte à Gerência do Bem-estar Animal, no órgão da Secretaria de Pesca e Agricultura, para realizar castração e implantação de microchip em caninos e felinos.
Serão animais errantes e de pessoas de baixa renda (previamente cadastradas) que recebam até dois salários mínimos. A ação visa o controle das populações de cães e gatos, além de garantir o atendimento veterinário unicamente em casos emergenciais.
Cadastro
O cadastro de pessoas de família de baixa renda e protetores/cuidadores de animais será realizado no período de 18 a 29 de março para moradores do bairro Cabeçuda. O cadastro pode ser feito na própria Secretaria de Pesca e Agricultura, das 13h às 19h, localizada no segundo andar do Centro Administrativo Tordesilhas. O Edital e os documentos estão disponíveis em:
https://www.laguna.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/16507/codNoticia/539868
Superpopulação
No município de Laguna essa superpopulação de animais errantes já tornou-se um problema de saúde pública, pois infelizmente a maior parte dos animais não consegue um lar e acaba ficando pelas ruas, sendo vítimas de maus-tratos, sede, fome, doenças e outros males.
Estudos indicam que em um período de seis anos uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 (sessenta e quatro) mil filhotes, o que demonstra a necessidade da medida.