sexta, 26 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Esporte
23/01/2020 15h45

Saúde e bem-estar: mudar um hábito está numa simples atitude

Sair da frente da televisão, deixar o celular de lado e dar lugar a uma caminhada ou ler um livro, são simples atitudes que podem Mudar1Hábito
Saúde e bem-estar: mudar um hábito está numa simples atitude

Você já parou para pensar o que faz para Mudar1Hábito? Sair um pouco da frente da televisão, deixar o celular de lado e dar lugar a uma caminhada ou ler um livro, são simples atitudes que podem começar a desencadear a mudança de um hábito. Basta boa vontade para Mudar1Hábito. 


Mas se precisar de um incentivo, pode contar com a Unimed. O Mude1Hábito é um movimento nacional, promovido pela Unimed, que incentiva a melhoria da qualidade de vida, seja na alimentação, na prática de exercícios, na busca pelo equilíbrio emocional e em pequenas coisas que têm o poder de transformar o modo de ver o mundo.


O conceito de Mude1Hábito se baseia em resultados de uma pesquisa da Duke University, dos Estados Unidos, demostrando que cerca de 40% de tudo que fazemos cotidianamente não são decisões de fato nas repetições do que já estamos acostumados a fazer. A conclusão foi de que, mudar esses comportamentos é essencial para a adesão a um novo estilo de vida, voltado à saúde e ao bem-estar.


Incentivar aquelas pessoas que procuram o Centro Médico e o Centro de Imagem a Mudar1Hábito, é uma tarefa diária da Unimed. Desta forma a Unimed, além daquele cafezinho indispensável para muitos, disponibiliza frutas da estação que ficam colocadas na recepção do Centro Médico e de Imagem.


Mudar para melhor


A determinação de buscar qualidade de vida e diante dos diagnósticos de pressão alta e diabetes tipo 2, era o que faltava para que o casal Jean Victor Espindola e Bruna Medeiros mudassem seus hábitos. Eles nunca foram um casal sedentário, faziam caminhadas e corriam, mas de forma esporádica.

Mudar1Hábito faz o casal praticar, em média, uma hora de atividade física de 4 a 5 vezes por semana. Praticam musculação, ginástica e corrida.


No ano de 2019, Jean e Bruna participaram da corrida do Soldado e do Circuito de Corridas UnimedSC nas etapas de Itajaí, Blumenau, Tubarão, São Bento do Sul e Florianópolis. Para completar e ganhar a mandala do Circuito Unimed, eles correram em Joinville no dia 3 de novembro, quando Jean se tornou o primeiro tubaronense a conquistar a mandala, entregue como troféu ao corredor que tenha participando de seis das 18 etapas do circuito em Santa Catarina. Este feito também foi realizado por Bruna na etapa de Criciúma, no dia 8 de dezembro.


Mas a mudança não ficou só nisso. Em Mudar1Hábito, a alimentação, com orientação nutricional, entrou no cardápio do casal. “Nossa alimentação é a base de saladas, frutas, legumes, grãos, proteínas e pouco carboidrato. Esta mudança de hábito mudou toda a nossa rotina, desde a disposição para prática de atividades e organização no preparo dos alimentos, até a melhora na autoestima e disposição para encarar o dia a dia,” diz Jean.


O resultado não poderia ser diferente. Em 11 meses, Jean Victor que pesava 102,9kg, hoje pesa 84,5kg, uma redução de 18,4kg. Bruna Medeiros tinha 64,8kg e hoje pesa 57,7kg, representando uma redução de 7,1kg.

PUBLICIDADE

O livro como novo hábito


Mudar1Hábito está na busca de cada um por aquilo que mais se identifica. Estas mudanças estão nas coisas mais simples possíveis, como abrir um livro e começar a ler. Foi isso o que fez Andreia Aparecida Pacheco, que atua no setor de Cadastro da Unimed Tubarão.


O último livro lido por Andreia foi em 2014 que ela teve que ler, por obrigação, para a sua pós-graduação. Incentivada pelo projeto Mude1Hábito, Andreia decidiu, depois de cinco anos sem abrir um livro, incorporar o hábito da leitura no seu dia a dia, mesmo que ainda gradualmente, mas como ela ressalta, de forma prazerosa. Também tem o pai Nilso como grande incentivador para que ela leia mais.


A meta de Andreia para o ano de 2019 era ler dois livros, mas chegou ao terceiro. Ela tem aproveitado os livros disponibilizados pela biblioteca da Unimed para escolher os seus preferidos, que são os de autoajuda. “Este tipo de livro são os que me identifico, que me agradam, pregando o pensamento positivo”, acentua.


“As coisas que você só vê quando desacelera”, do mestre zen-budista Haemin Sunin, foi o terceiro livro que Andreia eleu no ano passado e que, segundo ela, “não traz nada de extraordinário ou que nunca tenhamos ouvido antes, mas enquanto lia e refletia sobre os seus ensinamentos, foi possível compará-lo ao alimento que precisamos ingerir para nos manter saudáveis. Assim como o nosso corpo, a nossa mente também precisa se alimentar de reflexões positivas, caso contrário, assim como o nosso corpo, ela ficará doente”, acentua.




Querer viver bem encoraja mudanças

Um dos grandes incentivadores para que se Mude1Hábito está no projeto Viver Bem, da Unimed Tubarão, contando com uma equipe multidisciplinar composta por médica, enfermeira, técnica de enfermagem e nutricionista.


 A responsabilidade do setor é o monitoramento dos pacientes portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão arterial sistêmica e cardiopatia) através do controle pressórico, realização de exames laboratoriais, atendimento ambulatorial, e outras ações que visem à promoção da saúde e prevenção de complicações das condições crônicas.


Segundo a nutricionista da Unimed, Mayara Callegari, em sintonia com a campanha Mude1Hábito, no ano de 2019 foi desenvolvido o Programa Viver Bem, que realiza um trabalho com grupo por meio de uma abordagem multidisciplinar com ações de educação em saúde. “O objetivo central do programa é encorajar os participantes a adotarem hábitos saudáveis proporcionando melhora na sua qualidade de vida”, acentua.


O grupo tem reuniões semanais para prática de exercício físico orientado por um profissional da área. É realizado, também, atividades educativas, como roda de conversa com a médica, palestra com a nutricionista e oficina culinária.


PUBLICIDADE

Fonte: JB Guedes
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.