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12/09/2020 12h00

Suco de beterraba melhora desempenho e é aliado contra hipertensão

Entre os benefícios está a diminuição do custo de oxigênio do exercício submáximo e aumento a tolerância ao exercício
Suco de beterraba melhora desempenho e é aliado contra hipertensão
A resistência cardiorrespiratória é definida como um componente da aptidão física ligado à saúde, e se relaciona à capacidade dos sistemas circulatório e respiratório de fornecer combustível durante a atividade física e eliminar produtos da fadiga após o fornecimento desse combustível. Fatores que limitam o desempenho incluem o consumo máximo de oxigênio (VO2 max) e eficiência ou economia de energia.


O suco de beterraba é utilizado como suplemento devido ao seu alto teor de nitrato inorgânico (NO 3-), composto naturalmente encontrado em vegetais e carnes processadas, onde é utilizado como conservante. Uma vez ingerido, o NO 3- é reduzido a nitrito (NO 2-) pelas bactérias da cavidade oral e depois a óxido nítrico (NO) no estômago. O nitrato e o nitrito são absorvidos do intestino para a circulação, que pode se tornar oxido nítrico bioativo nos tecidos e no sangue.


Diferentes estudos têm mostrado que as concentrações de nitrato e nitrito no plasma aumentam após a suplementação de nitrato na dieta de maneira dependente da dose. Essas elevações nas concentrações plasmáticas, por sua vez, foram associadas a melhorias no desempenho do exercício, sugerindo benefícios ergogênicos da ativação da via de nitrato para NO.


O óxido nítrico (NO) tem importantes funções hemodinâmicas e metabólicas, sendo um grande vasodilatador que pode aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos e promover a transferência de oxigênio ao músculo. Os benefícios fisiológicos adicionais do NO incluem melhora da eficiência mitocondrial, captação de glicose no músculo e aumento da contração muscular.


Dados os efeitos positivos do suco de beterraba, que são induzidos por meio do NO, este suplemento foi proposto como parte da abordagem terapêutica em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão, insuficiência cardíaca e resistência insulínica, mostrando que os benefícios do suco de beterraba podem ir muito além do exercício físico, sendo um grande aliado em diversas patologias.


A suplementação com suco de beterraba melhora o desempenho de exercícios do tipo intermitente de alta intensidade

Vários estudos de diferentes laboratórios mostraram que a ingestão de nitrato na dieta pode diminuir o custo de oxigênio do exercício submáximo e aumentar a tolerância ao exercício de alta intensidade em atletas recreativos. Além disso, foi mostrado que a ingestão de suco de beterraba rica em nitrato não só pode aumentar a eficiência do oxigênio durante o exercício submáximo de ciclismo, mas também pode melhorar o desempenho em ciclistas e triatletas moderadamente treinados.


A maior parte dos trabalhos sobre os efeitos ergogênicos da suplementação de nitrato são focados em esportes do tipo endurance, enquanto pouca atenção foi dada ao desempenho de exercício de alta intensidade e / ou tipo intermitente. No entanto, descobertas recentes sugerem que o nitrato pode transmitir amplamente seus efeitos no desempenho do exercício através das fibras musculares do tipo II, que são as fibras de contração rápida com maior explosão e força nos movimentos.

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Esporte 

O futebol é um dos esportes coletivos mais praticados no mundo e é caracterizado por jogadores realizando várias séries de corridas de alta intensidade e sprints ao longo dos 90 minutos de uma partida, durante os quais há grande dependência da contribuição das fibras musculares do tipo II (contração rápida). Esses períodos de atividade de alta intensidade são alternados com períodos de recuperação relativa, resultando em um perfil de intensidade do tipo intermitente.


Em um estudo realizado na Holanda, 40 jogadores de futebol masculino de ligas amadoras holandesas foram recrutados para investigar se seis dias de suplementação de suco de beterraba rico em nitrato (140 ml de suco de beterraba, fornecendo aproximadamente 800 mg de nitrato) melhora o desempenho de exercício do tipo intermitente em jogadores de futebol treinados. Como resultado, as concentrações plasmáticas e salivares de nitrato e nitrito aumentaram no grupo que ingeriu o suco de beterraba por seis dias em comparação com o grupo placebo, melhorando efetivamente o desempenho desses atletas suplementados, inclusive na performance da corrida.


Estudos em animais mostraram que a suplementação de nitrato pode aumentar o fluxo sanguíneo e melhorar a função contrátil nas fibras musculares do tipo II. Há alguma sugestão de que essas adaptações podem ser responsáveis pelo melhor desempenho observado durante exercícios de alta intensidade / tipo intermitente em que as fibras do tipo II são fortemente recrutadas.


Nitrato dietético de suco de beterraba para hipertensão

De acordo com as abordagens terapêuticas atuais, a suplementação dietética com nitrato através do suco de beterraba é postulada como estratégia nutricional que pode auxiliar no controle da pressão arterial em indivíduos saudáveis, população pré-hipertensa e até mesmo em pacientes diagnosticados e tratados com medicamentos.


O suco de beterraba serve como uma estratégia que poderia não apenas aumentar o desempenho do exercício, mas também favorecer o controle dos parâmetros de pressão arterial em indivíduos saudáveis e pacientes hipertensos (em qualquer uma de suas categorias, com ou sem tratamento farmacológico), possivelmente através de uma maior síntese de óxido nítrico. Desta forma, o aumento na concentração de óxido nítrico promove vasodilatação por meio de diferentes mecanismos celulares e está associada a uma diminuição significativa da pressão arterial.


Alguns estudos evidenciaram que pacientes com algum grau de obesidade ou com sobrepeso obtiveram efeitos positivos em sua pressão arterial com a intervenção do suco de beterraba e indivíduos com sobrepeso experimentaram uma redução maior na pressão arterial do que indivíduos com peso normal. Esta simples suplementação dietética poderia ser tomada como estratégia preventiva para reduzir o risco de doenças cardiovasculares para esse tipo de população mais predisposta e com risco de eventos cardiovasculares.


Percebe-se inúmeros benefícios ao tomar suco de beterraba, sendo um grande aliado para atletas de alto rendimento e praticantes de exercícios físicos, sejam atividades de longa duração, de endurance ou atividades intensas intermitentes. A ingestão de suco de beterraba deve ser iniciada 90 minutos antes do esforço atlético, uma vez que o valor máximo de nitrato inorgânico ocorre em duas a três horas após a ingestão. Lembrando que é fundamental o acompanhamento/orientação médica e/ou nutricional para utilizar individualmente e adequadamente qualquer estratégia dietética.


Com informações de Eu Atleta/Globo Esporte 


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