A situação causada pela pandemia da covid-19 afetou de forma negativa diversos mercados. No entanto, um setor se sobressaiu (e manteve o forte engajamento): o mundo gamer. Os jogos nunca estiveram tão populares como estão hoje. Em março deste ano, a Steam, plataforma de jogos digitais para PC, registrou cerca de 20,3 milhões de usuários logados simultaneamente, número esse considerado o maior em toda a história da plataforma em seus 16 anos.
Em março, quase 23 milhões de pessoas estavam logadas na plataforma ao mesmo tempo. O pico quebrou o recorde que tinha sido estabelecido dias antes, quando mais de 20 milhões de pessoas estavam online. Isso tudo deve-se a consequência do atual cenário que estamos presenciando. Os jogos se tornaram opção para os esportes tradicionais na hora de entreter o público que viu torneios e campeonatos serem cancelados. Trata-se dos eSports que já possuem um cenário sólido, inclusive no Brasil.
Outro grande sucesso são as plataformas de streaming, como a Twitch.tv, a quantidade de tempo que as pessoas passam consumindo conteúdo do site cresceu em 20% no mundo todo. Mas se engana aquele que acha que a pandemia não afetou o mercado de games. Ao mesmo tempo que o número de jogadores e espectadores cresceu, fez com que eventos renomados como a E3, maior feira de jogos do mundo, fosse cancelada. Ou ainda a Gamescom, evento de games que acontece anualmente na Alemanha se tornasse digital.