quinta, 21 de janeiro de 2021
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
21 ºC 19 ºC
Esporte
03/12/2020 22h50

Veja dicas para correr uma corrida virtual

A corrida acaba sendo adaptada a uma realidade sem público, mas a preparação adequada segue sendo crucial, já que falamos de uma atividade física de grande esforço.
Veja dicas para correr uma corrida virtual
Com a impossibilidade de corridas presenciais devido a pandemia da Covid-19, as corridas virtuais se tornaram uma nova tendência. Nesta versão, os atletas podem completar a prova em dias específicos e escolher o lugar e horário que sejam mais apropriados a cada um.

 

Posteriormente, o participante registra o seu tempo por meio de fotos, relógio com GPS ou aplicativo de corrida para, assim, entrar no ranking. A corrida acaba sendo adaptada a uma realidade sem público, mas a preparação adequada segue sendo crucial, já que falamos de uma atividade física de grande esforço. 


Por isso, com a ajuda da treinadora de corridas Alic Carolina de Brito Viana,  listamos nove dicas para explicar como se preparar a uma corrida virtual. Por fim, conheça quatro provas que vão ocorrer neste final de 2020. Confira!


1. Conheça bem o lugar em que vai correr

Como o lugar pode ser escolhido de acordo com a opção do participante, é recomendado evitar trajetos com muita concentração de carros e outros veículos na via. Dessa forma, priorize um percurso seguro, plano e com o mínimo de curvas possíveis. Inclusive, o apoio de uma segunda pessoa é essencial, seja para ajudar na hidratação ou, até mesmo, enfrentar todo o desafio. No caso de realizar um trajeto mais ousado, busque um acompanhamento profissional.

2. Chame os amigos 

Uma forma de incentivo bastante usual é convidar os amigos para fazer parte do desafio. Como um espécie de apoio e motivação, isso ajuda a deixar a rotina de treinos mais leve, o que possibilita uma corrida mais prazerosa quando chegar o dia D. É claro, procure pessoas que vão conseguir fornecer aquela motivação que precisa. Estar com amigos é mais benéfico do que buscar outras maneiras para se motivar, como ouvir músicas durante a corrida, que, por sua vez, desvia a atenção e atrapalha no controle da respiração e do pace. Além disso, ter um amigo por perto, como apoio, pode ser importante em caso de algum obstáculo. Mas, em tempos de pandemia, lembre-se de convidar apenas um ou dois amigos, para que vocês possam respeitar a distância um do outro e não se colocar em risco. 

3. Não esqueça de levar tudo o que precisa

Máscaras suficientes para trocar quando estiverem suadas; 

Água e bebidas energéticas;

Repositores de carboidratos;

Boné/viseira para se proteger do sol;

Filtro solar antes da corrida;

Celular e relógio esportivo para marcar tempo, distância e outras medidas.

Assim, você evita surpresas, já que não haverá uma equipe de apoio da prova.

PUBLICIDADE

4. Utilize roupas confortáveis 

Na hora de selecionar a roupa para correr, não use nenhum material novo no dia da corrida. Fuja de surpresas, ok? O mais indicado é preferir roupas leves, de secagem rápida e já habituadas ao praticar atividades físicas. Se puder, evite trajes de algodão, privilegie tecidos mais confortáveis para o desgaste e suor. A exemplo de camisetas dry fit, shorts, bermudas e leggings. Com relação ao tênis, recomenda-se escolher o calçado com um número maior do que utilizado no cotidiano.


5. Não esqueça do treino mental 

Correr pode ser um exercício feito de forma solitária por um longo tempo, o que aumenta a importância do controle mental para encarar e completar todo o percurso. Por isso, busque manter o foco na corrida, esteja calmo e consciente do porquê estar realizando esse desafio. Como sugestões, fazer yoga ou outro tipo de meditação são úteis para treinar o psicológico e se acostumar a controlar os pensamentos antes da prova.

6. Se for experiente, encare a prova como qualquer outra

Para quem já é corredor experiente, o fato da corrida ser virtual não altera o modo como ela deve ser vista. Mesmo sem público, vale se preparar e enfrentar a prova como se fosse uma corrida como outra prevista em seu calendário. Como explica a treinadora Alic, os atletas com maior vivência em corrida de rua devem fazer um planejamento semelhante à uma corrida presencial. Eu recomendo que se programe e defina uma data e horário para começar este desafio. Isso vai fazer com que simule o mais próximo possível de uma prova presencial. Chame alguém que corra no mesmo pace que você para correr junto, vai te ajudar a manter o ritmo. Se conseguir, convide alguma pessoa para ficar em algum ponto do seu percurso com água e/ou algum suplemento que esteja acostumado a utilizar - indica. 

7. Cuide do seu corpo, respeite a hora do descanso

Saber os limites de seu corpo é essencial para qualquer atividade física. Ainda mais, quando falamos da corrida de rua. Para os iniciantes, o aconselhado é dar um descanso de 48 horas antes da corrida. Já para os mais experientes, uma corridinha leve entre 20 a 30 minutos dois dias antes da prova basta para manter o estímulo do corpo. Desde que orientada pelo seu treinador ou personal que esteja fazendo esse acompanhamento. Tirar o pé do acelerador nos últimos dias de preparação contribui para estar 100% no dia da prova, além de minimizar a chance de contusões.

8. Procure ajuda profissional

Independente de seu perfil, uma dica sempre válida quando estiver começando um planejamento para uma corrida é: busque um acompanhamento profissional. Seja com um treinador ou personal, ambos especializados na atividade, a preparação ganha não somente em qualidade e eficácia, mas também respeita às limitações de seu próprio corpo. Um profissional consegue fazer um diagnóstico de qual a forma correta para alcançar as suas metas e de como pode evoluir na corrida.

- Se o seu objetivo é a melhora dos seus tempos (performance), é essencial que tenha a ajuda de um treinador de corrida para ele estudar seus pontos fortes e fracos, analisar a sua biomecânica da passada e efetivamente te ajudar a progredir. Para os corredores mais novatos, também vale investir em recorrer a ajuda de um treinador porque terá a orientação de melhorar a sua postura de corrida, de como melhorar o seu pace, dos melhores materiais para utilizar durante a atividade. Isso garante que você corra sem se expor tanto ao risco de lesões e se manter sempre motivado - explica Alic.

9. Entenda o seu objetivo

Ao escolher realizar uma corrida virtual, saiba exatamente por que resolveu topar esse objetivo. Não tente desafios muito além de sua capacidade, o que causa uma frustração e desânimo. Inscrever-se numa corrida, com datas, ranking e premiação, gera um sinal de compromisso e, por isso, deve ser vista com seriedade e motivação. Tanto para os que desejam apenas concluir o desafio pela primeira vez como aqueles que estão treinando para voos maiores. Afinal, o mais importante é se manter ativo fisicamente, mesmo dentro de novos padrões impostos pela restrição de público.



Fonte: Eu Atleta
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia