Esporte
07/03/2023 21h43
Jiu-Jitsu é só para homem? Academia de Capivari prova que não, e abre turma exclusiva para mulheres
A ideia é quebrar preconceitos e oferecer os benefícios da modalidade para as mulheres da região
Melissa Vinholes é faixa roxa e instrutora de Jiu-Jitsu. Ela conta que por meio do esporte conseguiu alta do tratamento com psiquiatra e psicóloga. Tudo isso através dos benefícios que a modalidade trás, tanto para o corpo quanto para a mente. "O jiu-jitsu eleva a autoestima da mulher. Automaticamente o lado físico também vai melhorando com o condicionamento físico, a disciplina e o foco", afirma Mel.
Para levar essa possibilidade para outras mulheres, ela é uma das idealizadoras de Treinos de Jiu-Jitsu feminino, com foco para as iniciantes. A turma, que será 100% feminina e não haverá treino misto, acontecerá nas terças e quintas das 18:45h às 19:45h, iniciando no dia 14 de março. Não há restrições ou discriminação: todas as mulheres, começando do juvenil com 14 anos, podem participar das turmas. As aulas serão realizadas na Diamond Jiu-Jitsu, academia do Tutor Franklin Souza, em Capivari de Baixo.
"É uma questão cultural mesmo. Uma das grandes barreiras que vou enfrentar é fazer com que as mulheres entendam o valor do Jiu-jitsu para a mulher", afirma a instrutora. Segundo ela, há um preconceito, principalmente entre marido e mulher em que a esposa, muitas vezes, até tem vontade mas não quer se indispor com o marido.