Neste final de semana, Brasília foi palco do Campeonato Brasileiro de Karatê, nas categorias Sub-21 e Sênior, reunindo a elite do esporte nacional. A Associação Impacto/FME de Tubarão fez história ao levar apenas seis atletas para a competição e retornar com impressionantes oito medalhas, incluindo três ouros, uma prata e quatro bronzes.
Esses resultados impulsionaram Santa Catarina a conquistar o troféu de terceiro lugar geral, mesmo enfrentando estados com delegações muito maiores.
Destaques individuais não faltaram na equipe tubaronense. Rafael Dahm brilhou ao conquistar o bronze no kumite individual sub-21 (-67kg) e no kumite por equipe sub-21; Caroline Vitória foi um dos nomes mais celebrados do evento, alcançando quatro medalhas: prata no kumite individual sub-21 (-61kg), bronze no kumite por equipe sub-21, bronze no kumite individual sênior (-61kg) e ouro no kumite por equipe sênior, ao lado de Laura Losekan e Anna Laura Prezzoti; Giovani Salgado, capitão do kumite por equipe sênior, liderou o time à vitória e ainda garantiu o bronze no kumite individual sênior (+84kg); Anna Laura Prezzoti teve uma performance impecável, conquistando dois ouros: no kumite individual sênior (-68kg) e no kumite por equipe sênior, com apenas uma derrota, no kumite por equipes.
O último dia da competição foi um verdadeiro espetáculo para Santa Catarina, com as vitórias nas finais do kumite por equipe masculino e feminino, consideradas as provas mais prestigiadas do torneio. O estado encerrou o evento no terceiro lugar geral, uma façanha ainda mais impressionante, considerando que competiu com apenas 48 atletas, contra delegações maiores como Pernambuco (72 atletas) e São Paulo (120 atletas).
Outro ponto de destaque foi a presença de Freibergue Nascimento, presidente da Fesporte, que acompanhou de perto a delegação catarinense. A atuação do professor Fabrício de Souza, coordenador da Seleção Catarinense Sub-21 e Sênior, foi fundamental para o sucesso da equipe, ao lado do presidente, do diretor técnico e da comissão técnica da Federação Catarinense de Karatê. “A equipe de Tubarão encerra o ano de 2024 com um saldo extremamente positivo, consolidando seu protagonismo no cenário nacional”, ressaltou Fabrício.
A Associação Impacto/FME de Tubarão possui o apoio da Prefeitura Municipal, através da Fundação Municipal de Esporte, por meio dos programas Bolsa Atleta e Técnico.