sábado, 14 de dezembro de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Esporte
12/12/2024 23h21

Tóquio adota escala 4×3 para trabalhadores a partir de abril

Iniciativa da capital japonesa é uma tentativa de incentivar casais a terem filhos.
Tóquio adota escala 4×3 para trabalhadores a partir de abril

A capital japonesa se prepara para introduzir uma semana de trabalho de quatro dias para funcionários do governo. A iniciativa é uma nova tentativa de ajudar mães trabalhadoras e aumentar as baixas taxas de fertilidade.

 

O governo de Tóquio diz que o novo acordo, que começa em abril, pode dar aos funcionários três dias de folga por semana. Outra política anunciada separadamente permitirá que pais com filhos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental troquem um pouco de seu salário pela opção de sair mais cedo.

PUBLICIDADE

“Revisaremos os estilos de trabalho com flexibilidade, garantindo que ninguém tenha que desistir de sua carreira devido a eventos da vida, como parto ou cuidados com os filhos”, disse a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, quando revelou o plano em um discurso político na quarta-feira (11).

PUBLICIDADE

“Agora é o momento de Tóquio tomar a iniciativa de proteger e melhorar as vidas, os meios de subsistência e a economia do nosso povo durante esses tempos desafiadores para o país”, acrescentou ela.

 

A taxa de fertilidade do Japão, que vem sofrendo uma queda vertiginosa há muitos anos, atingiu outro recorde de baixa em junho, mesmo com os esforços do governo para incentivar os jovens a se casar e formar famílias.

 

Apenas 727.277 nascimentos foram registrados no ano passado, com a taxa de fertilidade — o número de filhos que uma mulher tem ao longo da vida — caindo para uma nova baixa de 1,2, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. Para uma população permanecer estável, ela precisa de uma taxa de fertilidade de 2,1.

 

O governo japonês tem pressionado por uma série de políticas do tipo “agora ou nunca ” para reverter a crise populacional, incluindo garantir que os homens tirem licença-paternidade. Governos locais também introduziram medidas para melhorar as condições de trabalho.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.